Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)


Alexandre do Nascimento
Mestre em Educação (Uerj); doutorando em Serviço Social (UFRJ); professor da Faetec, onde integra o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Neera), da Faculdade Redentor e do Movimento Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC).

Amauri Mendes Pereira
Mestre em Educação (Uerj); doutor em Sociologia (Uerj); professor do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), onde coordena o Laboratório Afro-Brasileiro (Lab-Uezo).

Ana Paula Venâncio
Graduada em História pela Universidade Veiga de Almeida/RJ; especialista em História da África e dos Negros no Brasil pela Ucam; professora do Iserj.

Andréa Santos Pessanha
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense; professora de História da Escola Técnica João Luiz do Nascimento/Faetec; coordenadora acadêmica do curso de Licenciatura em História da Uniabeu/Centro Universitário.

Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso
Doutoranda em Literatura Comparada na UFF; mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF; professora de Literatura da Faetec/Etefev e de Literaturas Africanas no Ensino Superior, Uniabeu/ Centro Universitário.

Helena Theodoro
Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho; mestre em Educação pela UFRJ; professora da Faetec/Cetep Mangueira.

Janete Santos Ribeiro
Professora do Ensino Fundamental do EEEF Henrique Lage; mestranda do Campo Cotidiano/Grupalfa do Programa de Pós-graduação/Mestrado da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Fernandes de Oliveira
Mestre em Sociologia (...) e doutorando em Educação (PUC/RJ); professor da Faetec, onde integra o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Neera); professor do CAP/Uerj.

Maria Cristina da Silva Cardoso
Licenciada em Artes Plásticas, História da Arte, Música, Bacharel em História (UFRJ); pós-graduada em História da África e do Negro no Brasil pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Ucam; professora de Artes Plásticas da Faetec e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Maria Teresa da Silva Telles
Graduada em Geografia pela Uerj; professora de Geografia na Guiné Bissau – África, entre os anos de 1982 e 1983; professora de Geografia da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana e responsável pelo Centro de Memória Ferreira Viana da mesma escola; especialista em História da África e do Negro do Brasil pela Ucam/RJ.

Patrícia Amaral Siqueira
Mestre em Ciências Sociais pela Uerj; coordenadora de projetos da EEEF República.

Patrícia Freitas
Mestre em História pela UFRJ; doutoranda da mesma instituição; professora da equipe de História da EEEF República.

Selma Maria da Silva
Mestre em Educação (Uerj); professora da Faetec, onde integra o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Neera); professora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; membro-titular do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine).

Livros do autor

capa do livro

Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação

Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais

Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)