Fátima Bayma de Oliveira (org.)


Alcionei Rocha dos Santos
Economista, com especialização em O&M e Informática, Qualidade e Produtividade e MBA em Marketing. Analista da Unidade de Atendimento Coletivo Industrial do Sebrae-NA.

Ana Amelia Menna Barreto de Castro Ferreira
Advogada pós-graduada e mestranda em Direito Empresarial. Professora da Fundação Getúlio Vargas; assessora parlamentar; diretora do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

André Corrêa de Mello
Gerente Executivo de Vendas da Cyberlynxx. Mestre em Gestão Empresarial – FGV-Ebape. MBA em Gestão e Tecnologia da Informação FGV-Ebape. Graduado em Tecnologia da Informação pela PUC-Rio.

André Kischinevsky
Diretor do Instituto Infnet e professor da Fundação Getúlio Vargas.

Antonio Veja Sandoval
Mexicano, 42 anos, diretor-executivo de Tecnologia da Informação da Embratel. Gaduado na Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México, com especialização em Comunicação e Eletrônica. Em Bruxelas (Bélgica), realizou estudos e práticas sobre sistemas digitais de comutação e transmissão para Telecomunicações. No Grupo Telmex, desde 1989, ocupou diferentes cargos com foco em processos de negócios e de operações. Durante 10 anos, foi líder do Comitê de Ingressos da Telmex, no México. Atualmente, desempenha a função de diretor-executivo de Tecnologia da Informação na Embratel, uma empresa do Grupo Telmex.

Celso Ribeiro Barbosa de Novais
Engenheiro eletricista sênior da Itaipu Binacional, com atuação no Controle de Qualidade e Inspeção no Processo de Desenvolvimento de Sistema Digitais na Alemanha e Suíça, Prestação de Consultoria Internacional nas áreas de Engenharia de Projetos e de Sistemas Digitais para a empresa KWO, na Suíça, experiência na Gestão de Projetos. Atua desde 2006 como o coordenador-geral brasileiro do Projeto Veículo Elétrico na Itaipu.

Cícero Garcez
Possui graduação em Engenharia de Civil (Crea-RJ, 1972) e mestrado em Sistemas e Computação no IME-Rio (1983), onde atua como professor emérito. Por mais de 10 anos participou dos projetos regionais e nacionais de informática do Exército brasileiro, tendo colaborado com a criação e coordenação, no IME, do primeiro curso de Engenharia de Computação do Brasil. É sócio-diretor da Performance Sistemas e Métodos Ltda., desde 1986, realizando consultorias e projetos de computação para empresas nacionais e internacionais, dentre elas as de Educação – Universidades, FGV-Rio e Senac –, Engenharia Ferroviária; Engenharia de Tráfego – CET-Rio; BG-Telecom e IBM. Tem experiência em Engenharia de Sistemas, integrando os princípios de Engenharia de Software com Banco de Dados. É consultor ad-hoc da Faperj, tendo sido alocado à Assessoria de Estratégia do Proderj. Participa de projetos de integração da Universidade-Empresa no ambiente RioSoft-Assespro-Seprorj, integrando a diretoria do Instituto de Engenharia de Software.

Eraldo Montenegro
Diretor-presidente da Divulgar Serviços Ltda. Consultor e autor de livros na área gerencial.

Fátima Bayma de Oliveira
Doutora em educação. Mestre em administração. Especialização na França e na Bélgica. Professora do doutorado e mestrado em administração da FGV. Livros e artigos publicados. Criou e coordenou vários cursos de pós-graduação e seminários na área de gestão, saúde e educação.

Fernanda Couto
Administradora de empresas. Trabalha com pessoas em uma multinacional da área de TI.

Flávio Baruzzi
MBA Executivo pela Coppead, mestre em Ciência da Computação pela PUC/Rio, arquiteto pela UFRJ. Fez cursos executivos nas universidades de Wharton, Michigan e Lyon. Auditor- líder da ISO 27001; gerente de Segurança da Informação de estatal brasileira.

Francisco Antônio Caldas de Andrade Pinto
Subsecretário-geral de Planejamento e Gestão do governo do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Administração pela FGV/Ebape.

Guilherme Etz
Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sócio e diretor da Quadrimind Sistemas Ltda., desde janeiro de 2006. Participou do processo de desenvolvimento da linha de produtos Criptos.

Guilherme Guimarães
Gerente de Infraestrututura de IT da América do Sul. Trabalha há 20 anos na empresa Michelin. Há 10 anos atua na gestão de outsourcing de TI, sendo os últimos três anos representando a Michelin América do Sul em um contrato Global.

Huáscar Duarte
Após graduar-se em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, em 1981, iniciou na IBM Brasil sua carreira de mais de 25 anos na área de TI, tendo atuado nesta empresa em posições técnicas, comerciais e, nos últimos anos, na prática de consultoria em planejamento estratégico de TI. Depois de uma passagem pela PriceWaterhouseCoopers, onde atuou como consultor na implementação de infraestrutura para o SAP R/3, foi CIO do Grupo Schahin. Voltando para área de consultoria em TI, trabalhou no Gartner e depois, atuando como consultor independente, desenvolveu projetos para grandes empresas brasileiras como a TAM, a Braskem, a Companhia Vale do Rio Doce e a Petrobras.

Jorge Luiz Cordeiro Paulo
Consultor Sênior da Petrobras e professor do Departamento de Administração da PUC/Rio. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, com MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação. Desde 1994, sua atuação profissional tem se pautado no fomento a estruturação de áreas de informação eminentemente estratégicas.

Joselma Oliveira Bastos
Analista de Sistemas, administradora de empresas e professora universitária com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Engenharia da Informação. Ingressou no Serpro, em 1986, atuando no desenvolvimento de sistemas de grande porte nas áreas bancária, folha de pagamento e tributária. Foi coordenadora de sistemas junto a Secretaria da Receita Federal (SRF) na Superintendência de Administração Tributária. Conhece e aplica soluções com uso de tecnologias em plataforma de grande porte, plataformas Unix e NT, com aplicação de metodologia estruturada e orientada a objeto. Atualmente é gerente do Projeto Teletrabalho do Serpro, integrando a Unidade de Alinhamento Estratégico da Organização. Publicações: Dissertação de Mestrado. (http://www.intra.serpro e http://teses.eps.ufsc.br/RESULT.ASP)

José Ranieri Ribeiro Cavalcante
Engenheiro eletricista-eletrônico. MSc UFPE. Trabalhos publicados na área de otimização. Vinte e cinco anos de experiência em Telecomunicações.

Luiz Ernesto Krau
Engenheiro de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia. Graduado pela Escola Superior de Guerra. Ex-presidente da BG Telecom; ex-presidente da CET/RIO.

Luiz Guilherme Dias
Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes e especialista em Finanças pelo IBMEC. Desde 1995 é sócio da consultoria SABE Invest. É consultor associado ao Adizes Institute; diretor da Apimec e professor da FGV.

Neyde Vernieri Lopes
Diretora de Projetos da RH Hipermídia Assessoria em Informática Ltda., localizada no Rio de Janeiro. Dedica-se ao desenvolvimento de soluções de aprendizagem com base na tecnologia da Internet (Web-Based Training). E-mail: neyde.vernieri@rhhipermidia.com.br

Raphael Lobato Collet Janny Teixeira
Advogado da Petrobras. Curso de pós-graduação latu sensu em Propriedade Industrial pela UERJ.

Reinaldo D’Errico
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Capital; Especialização em Sistemas de Informações pelo IMT; Especialização em Tecnologia da Informação pela FGV. Exerceu atividades educacionais (professor da Universidade Capital). Atualmente é membro da Comissão de TI & Processos da Fenaseg; coordenador do Comitê de Seguros da Camara–e.net, atua a mais de 20 anos no Mercado de Seguros, em grupos nacionais e multinacionais. Atualmente é CIO da Indiana Seguros.

Renato Rocha
Professor-adjunto da Escola de Ciência da Informação/UFMG; engenheiro de Sistemas (PUC/Rio); pós-graduado em Tecnologia na Educação/PUC/MG; mestre em Engenharia de Produção/UFSC; doutor em Ciência da Informação/ECI/UFMG; professor, palestrante, conferencista e autor de inúmeros trabalhos e artigos nas áreas de Gestão do Conhecimento, Tecnologia na Educação e Recuperação e Representação da Informação. Atuação: coordenação acadêmica, docência no ensino superior e pós-graduação lato e strictu sensu.

Ronaldo Lemos
Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV-RJ. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e doutor em Direito pela USP. Possui graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Desde 1995 é coordenador da ITCP/Coppe/UFRJ, com experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas. Historiador e professor da Universidade Candido Mendes; professor convidado do Nufep-UFF. Consultor do PNUD e especialista em Gestão, Educação e Segurança Pública.

Livros do autor

capa do livro

Tecnologia da Informação e da Comunicação

Articulando processos, métodos e aplicações

Fátima Bayma de Oliveira (org.)

capa do livro

Desafios da Educação

Contribuições Estratégicas para o Ensino Superior

Fátima Bayma de Oliveira (org.)

capa do livro

Saúde, Previdência e Assistência Social

Desafios e Propostas Estratégicas

Fátima Bayma de Oliveira e Istvan Karoly Kasznar (org.)

capa do livro

Saúde, Previdência e Assistência Social 6

Políticas públicas para fortalecimento da cidadania

Fátima Bayma de Oliveira & Istvan Karoly Kasznar (org.)