Elizabete Lucas, Gonzalo Martínez-Barrera, Michael Bratychak, Olena Astakhova


Elizabete Fernandes Lucas é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1994. Criou, e atualmente dirige, o Laboratório de Macromoléculas e Colóides na Indústria do Petróleo (LMCP/UFRJ) que mantém uma interação consolidada com as indústrias de petróleo e suas fornecedoras. Atua também na orientação de alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Como autora, Lucas publicou cerca de 90 artigos científicos, duas patentes, dois livros e quatro capítulos em livros. É membro, ainda, da Academia Ucraniana de Petróleo e Gás e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil, desde 1999.

Gonzalo Martínez-Barrera realiza pesquisas no Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Materiais Avançados da Faculdade de Química da Universidade Autônoma do Estado do México (LIDMA/UAEM). Ministra cursos sobre Materiais Poliméricos, e pertence ao Grupo Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da UAEM. Entre trabalhos publicados, Dr. Martínez contabiliza mais de 50 artigos científicos, um livro e cinco capítulos em livros. Desde 1997, é membro do Sistema Nacional de Pesquisa (SNI) do México, coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT).

Michael Bratychak é doutor em Química, professor-pesquisador na área de compostos macromoleculares e petroquímica e compõe o quadro de membros da Academia Ucraniana de Petróleo e Gás. Desde 1994, é chefe do Departamento de Química e Tecnologia de Petróleo da Universidade Nacional Politécnica de Lviv (Ucrânia). No setor editorial, já publicou mais de 560 artigos científicos, 21 livros, monografias e sete dicionários em quatro idiomas, nas áreas de Química, de Tratamento de Carvão e de Polímeros, além de 39 patentes. Bratychak também é editor-chefe do periódico Chemistry & Chemical Technology, da Ucrânia, e membro do Comitê Editorial dos periódicos poloneses Ecological Chemistry and Engineering e Chemia i inzynieria ecologiczna, e dos ucranianos Coal Fuel Chemistry e Composite Materials.

Olena Astakhova é pesquisadora do Departamento de Química e Tecnologia de Petróleo da Universidade Nacional Politécnica de Lviv (Ucrânia), desde 1981, e possui interesse científico na área de separação de frações e componentes de petróleo. Já publicou mais de 70 artigos científicos e é coautora do Dicionário de Tecnologia Química e Polímeros, nos idiomas inglês-alemão-polonês-ucraniano (2009).

Livros do autor

capa do livro

Vocabulário de química e refino de petróleo

Elizabete Lucas, Gonzalo Martínez-Barrera, Michael Bratychak, Olena Astakhova