Antonio Carlos de Souza Lima (organizador)


Alessandro Barbosa Lopes é bacharel e mestre em Antropologia pela UFPel. É também pesquisador do Núcleo de Etnologia Ameríndia – Neta/UFPel (http://neta.ufpel.edu.br/) e do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento – Laced/MN (http://laced.etc.br/site/).

Antonio Carlos de Souza Lima é doutor (1992) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor titular de Etnologia do Depto. de Antropologia da UFRJ, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. É bolsista de Produtividade em Pesquisa IB/CNPQ e bolsista Cientistas do Nosso Estado/Faperj. É co-coordenador do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade Cultura e Desenvolvimento (Laced – http://www.laced.etc.br)/Setor de Etnologia/Dept. de Antropologia-Museu Nacional/UFRJ. Participou e coordenou projetos de pesquisa e extensão com recursos de instituições como a Fundação Ford e a Finep de 2004 até o presente, dedicando-se, com esses recursos, a trabalhar, dentre outros temas, sobre o ensino superior indígenas.

Kelly Russo é doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-Uerj), integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Culturas em Periferias Urbanas dessa universidade e, desde 2012, coordenadora do Núcleo de Educação Continuada (NEC), que promove pesquisas e projetos de extensão voltados para a formação inicial e continuada de professores da educação básica sobre a temática indígena.

Kleber Gesteira Matos é mestre em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UNB). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, trabalha na Secretaria da Educação de Minas Gerais, na área de planejamento. De 2003 a 2008, foi responsável pela execução das Políticas de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Secad/MEC, coordenando os seguintes programas: formação de professores; produção de materiais didáticos específicos; apoio à gestão das escolas indígenas; construção de escolas em terras indígenas, entre outros. Atuou como docente em projetos de formação de professores indígenas entre 1990 e 2003, orientando a produção de materiais didáticos, construção de currículos e realização de pesquisas, com o objetivo de produzir materiais didáticos específicos e em línguas indígenas.

Marcos Moreira Paulino é mestre em Educação pela UFRJ. Integrou a equipe do Projeto Trilhas de Conhecimentos, onde realizou pesquisa intitulada Povos indígenas e universidade: o caso do Paraná, que resultou em dissertação defendida em 2008. Também atuou no projeto Educação superior de indígenas no Brasil: avaliação, debate, qualificação, do qual resultou o texto apresentado neste livro (Laced/MN – UFRJ). Atua em cursos a distância na área de Gestão Escolar e Educação Indígena, em convênios MEC-UFRJ. Trabalha como professor na rede estadual de ensino fluminense.

Mariana Paladino é doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando nas áreas de docência, pesquisa e extensão em Antropologia e Educação. Pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced/MN). Desde 1999, vem pesquisando temáticas vinculadas a antropologia da educação, educação escolar indígena e a políticas indigenistas, produzindo e divulgando seus trabalhos em diferentes eventos e publicações.

Matres Socioambiental (http://www.matres.com.br/site/) é uma empresa que atua para promover a sustentabilidade por meio de consultorias, capacitações, planejamento e gestão de eventos mais sustentáveis e moderação e gestão participativa. Atua em rede, com consultores e organizações especializados nas diversas abordagens de nossos serviços. Trabalha com empresas privadas, governo, organizações não governamentais e internacionais.

Livros do autor

capa do livro

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Contextos e perspectivas, 2004-2008

Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)

capa do livro

Tutela

Formação de Estado e tradições de gestão no Brasil

Antonio Carlos de Souza Lima (org.)

capa do livro

A educação superior de indígenas no Brasil

Balanços e perspectivas

Antônio Carlos de Souza Lima (organizador)