capa do livro

Quadros

Sua alma e sua gente nos caminhos da história

Maria de Fátima Batista Quadros

A saga da Família Quadros é, deveras, atraente e revela peculiaridades de um clã que no caminhar da história fez e faz história. Deixando a sua marca, o fruto de seu trabalho, o seu valor e o bem prestado à humanidade.

Apresentamos-lhes a seguir Quadros – sua alma e sua gente nos caminhos da história. Um livro, por vezes composto de textos entre “aspas”, opção da organizadora. A autora deste quis manter, na íntegra, citações, entrevistas, documentos encontrados nestes 27 anos de pesquisa por pessoas, escritores, pensadores etc. Dando importante contribuição sobre a família Quadros, revelando fatos, comentando algo sobre eles aqui, ali e acolá no andar da vida e nos caminhos da história. Visto, inclusive, não ser elegante falar de si mesma, a autora, também pertencendo a família “Quadros”, buscou o aval de documentos e outros testemunhos orais.

Na organização deste livro, procuramos respeitar a ortografia dos textos pesquisados, já que o trabalho envolveu uma disparidade muito grande, com as diferenças linguísticas naturais à transformação causada pelo tempo e pela distância. Também, procuramos diferenciar por lugares a genealogia da Família Quadros, optando por apresentar de forma não-padronizada cada uma delas aqui descrita, com intuito de dar a cada qual um destaque especial.

Optamos por não traduzir alguns textos, mantendo-os em espanhol, forma que encontramos para homenagear aqueles cujo idioma era sua língua mater. Veremos nas citações em espanhol, sobre os “Quadros” daquele país e ainda nas citações dos “Quadros” em outros sítios a não observância da sequência numérica se deveu ao fato de que foram relatados apenas os números referentes à família.

Por mais que pensemos ter em nossas mãos um trabalho perfeito, isto é impossível. E as retificações e pesquisas nestes trabalhos são infinitamente necessárias, pois volta e meia descobrimos algo novo. Ainda, muitas vezes só temos acesso a documentos acerca de alguns membros da família. E estes zelosos de seus guardados, não ficam querendo deixá-los sair de si. Por vezes, em busca de dados em paróquias, museus, arquivos, dentre outros âmbitos, encontramo-nos em alfarrábios e em condições precárias. Mas, encaminhamos o que nos interessa. Lançamos a semente! Lembramos-lhes que aqui, embora vasculhássemos o passado em busca do presente, o nosso trabalho fica aberto a futuro enriquecimento.

Engatinhamos, ensaiando os primeiros passos a serem continuados por aqueles que fazem parte desta família e dessa história. Onde sentimos, à medida que nos adentramos no gostoso emaranhado da genealogia e da história, como parte viva e cúmplices desta gente e de seus feitos, deixamos nos empolgar pela reconstituição de fatos e suas implicações com o presente de nossas vidas. Sentimos também ao mergulhar no passado, neste quebra-cabeça que nos distrai, nos alegra com a incansável busca de dados, que graças à continuidade da vida, não têm fim. Portanto, peçamos nossas desculpas aos membros desta família, com os quais, no decorrer desta pesquisa, por motivo ou outro não mantivemos contatos, infelizmente. Também aproveitamos o lançamento deste livro para agradecer a todos os que abraçaram nosso ideal de tentar transcrever a saga dos Quadros e também de poder ampliar nossos laços de família e o amor por nossa gente.

Como os nossos antecessores, para os Quadros do futuro: façamos ampliar esta pesquisa, principalmente, como fundamento para nossas vidas, coragem para continuar na caminhada, a exemplo da determinação dos nossos antepassados.

Não tivemos a pretensão de ir buscar em nossa gente a nobreza, mas confessamos que nos sentimos honrados em encontrar tamanha fidalguia, fina educação fundamentada no berço de nossa família.

Ainda, uma forte característica que até hoje soubemos preservar: honestidade, religiosidade, respeito, coragem e determinação.

Segundo o padre Sadoc, “não há livro de genealogia que seja perfeito e completo, pois aborda matéria inesgotável e sempre sujeita a novos enriquecimentos. Restam sempre vazios ou lacunas a preencher com os resultados de pesquisas posteriores. Neste assunto, quem desejar obra acabada nunca conseguirá fazê-lo. Estudo genealógico é trabalho de muitas gerações”. Por isso, nosso livro não terá fim, continuará com os Quadros que estão chegando ou estão para chegar... Aqui está minha contribuição com a história da Família Quadros para a posteridade. Nosso passado irriga a história do presente para alimentar de esperança o futuro dos Quadros.

Maria de Fátima Batista Quadros

Veja também