capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.28

Capital intelectual em pequenas e médias empresas

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Editorial

Desenvolver a pesquisa e a inovação em pequenas e médias empresas: como estimular a medição e o relatório dos capitais intangíveis
Teorias e estudos mostram que o Capital Intelectual, junto aos investimentos tangíveis de uma organização, são fundamentais para a criação de valor e, especialmente para pequenas e médias empresas, contribui para a atração de investidores. O Grupo de Especialistas montado pela Comissão Européia propõe uma série de medidas para utilizar o Relatório de CI para seu benefício. No Rio de Janeiro, as arrecadações tributárias com as atividades de entretenimento já superaram setores como transporte, comunicação e energia elétrica. O lazer, levado a sério, impõe-se como novo modelo econômico capaz de gerar milhares de postos de trabalho, milhões de reais e, quem sabe, sustentar o desenvolvimento social que o Brasil espera.

Alianças estratégicas para o desenvolvimento de novos produtos: uma estrutura conceitual
Há muitos estudos e informação, a maioria dispersos, sobre o mecanismo de formação de alianças estratégicas. Este artigo possibilita uma oportunidade de estruturação desses elementos. Lara Bartocci Lioboni e Sérgio Takahashi contribuem com uma análise direcionadora para as decisões de escolha em relação a forma organizacional mais adequada às alianças para o desenvolvimento de novos produtos.

O papel estratégico do conhecimento na cadeia de valor dos óleos essenciais: uma abordagem sistêmica
A necessidade das empresas de desenvolver e sustentar novos produtos e serviços leva a formação alianças com outras organizações, como é o caso das universidades brasileiras e empresas farmacêuticas nacionais.

Estudo de caso:a implantação de Seis Sigma na Coca-Cola
O artigo analisa o sucesso da implementação do Seis Sigma, o modelo de gestão adotado por alguns fabricantes da Coca-Cola, visando a otimização e melhora da qualidade de seus produtos e processos.

Resenhas
Claudia Pavani analisa o livro Gestão da Inovação - A Economia da Tecnologia no Brasil, de Paulo Tigre, e Claudia Duarte comenta o obra de Luiz Agner, Ergodesign e arquitetura de informação, trabalhando com o usuário.

Veja também

capa do livro

Da Gestão Estratégica à Gestão Estratégica da Informação

Como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica

José Poças Rascão

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.31

Avaliando intangíveis no Brasil

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Matrix e a administração transpessoal

Julio Francisco Dantas de Rezende

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.27

Edição Especial: Hélice Tríplice

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.30

Redes: Fluxos de informação, conhecimento e valor

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ