Práticas Educativas
Discursos e produção de saberes
Lucia Helena Pena Pereira e Wanderley Cardoso de Oliveira (org.)
APRESENTAÇÃO
O
PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO E DE OUTROS IMPRESSOS NAS PRÁTICAS DE
ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Ana Caroline de Almeida
ROTINA
ESCOLAR NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ruth Bernardes SantAna
ESCOLARIZAÇÃO
E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ENTRE OS XAKRIABÁ
Dr. Carlos Henrique de Souza Gerken
Carlos Eduardo Pereira
Wilder Barbosa de Oliveira
CORPOREIDADE:
UMA VISÃO INTEGRATIVA PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
DOCENTE DO EDUCADOR
Lucia Helena Pena Pereira
Patrícia Vieira Bonfim
A
EDUCAÇÃO COMO MESTIÇAGEM EM MICHEL SERRES
Wanderley C. Oliveira
Maria Emanuela Esteves dos Santos
TRAJETÓRIAS
E ESTRATÉGIAS SOCIAIS E ESCOLARES DO PARDO JOSÉ RUBINO DE OLIVEIRA
(1837-1891): DA SELARIA EM SOROCABA ÀS ARCADAS JURÍDICAS DO LARGO
DE SÃO FRANCISCO, SÃO PAULO
Écio Antônio Portes
Ricardo Alexandre da Cruz
PRÓ-MÉDIO,
PRÓ-CIÊNCIAS E CAPACITAÇÃO DOCENTE: QUAIS
SÃO OS PRESSUPOSTOS, ONDE SE PRETENDE CHEGAR?
Murilo Cruz Leal
POLÍTICAS
DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Marise Maria Santana da Rocha
A
FORMAÇÃO DE AGENTES DE EDUCAÇÃO RURAL NA ESCOLA
D. LUIZ DE CASTRO, EM BRAGA, PORTUGAL (1957-1977)
Laerthe de Moraes Abreu Junior
Maria Judite Rodrigues Costa
SOBRE OS AUTORES