capa do livro

Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação

Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais

Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)

  • INTRODUÇÃO

  • A CONSTRUÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE UMA NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
    Luiz Fernandes de Oliveira

  • PARA UMA PEDAGOGIA DA (RE)EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
    Alexandre do Nascimento

  • “QUEM NÃO PODE ‘ATALHAR, ARRODEIA’!”
    Amauri Mendes Pereira

  • PRÁXIS DA “AFRICANIDADE”: A LITERATURA BRASILEIRA COM SABOR E AXÉ
    Selma Maria da Silva

  • CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: O NEGRO NA EDUCAÇÃO
    Ana Paula Venâncio

  • ANDRÉ REBOUÇAS E QUESTÃO RACIAL NO SÉCULO XIX
    Andréa Santos Pessanha

  • TRADIÇÃO E RUPTURA NA POESIA ANGOLANA PÓS-INDEPENDÊNCIA
    Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso

  • AS MUITAS MULHERES AO TAMBOR
    Helena Theodoro

  • O QUILOMBO DE MANUEL CONGO
    Maria Teresa da Silva Telles

  • CONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES DO ESPAÇO E DA CIDADANIA
    Patrícia Amaral Siqueira e Patrícia Freitas

  • PASSEIOS PEDAGÓGICOS – CONSTRUINDO MEMÓRIAS EMANCIPATÓRIAS
    Janete Santos Ribeiro

  • ARTES PLÁSTICAS NA LEI Nº 10.639/2003: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA – LEITURAS ICONOGRÁFICAS
    Maria Cristina da Silva Cardoso

  • AUTORES E AUTORAS

Veja também

capa do livro

A educação superior de indígenas no Brasil

Balanços e perspectivas

Antônio Carlos de Souza Lima (organizador)