capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.04

Julho de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

 

Editorial
Inteligência Empresarial comemora um ano presenteando seus leitores com artigos estimulantes e desafiadores, que favorecem reflexões criativas e a busca de ações inovadoras.

A Revolução da Informação
Relatório A Economia da Informação Emergente, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), analisa os efeitos dos avanços nas áreas de informática, comunicação e conteúdo, que caracterizam a Sociedade do Conhecimento. O estudo aponta os impactos econômicos e sociais desse contexto mundial, abordando algumas das mais importantes questões que configuram o mercado globalizado da Nova Economia.

O Brasil na Sociedade Global do Conhecimento
Marcos Cavalcanti e Elizabeth Gomes comparam os dados apresentados pelo Relatório da OCDE com o contexto brasileiro, e fazem um alerta para a necessidade do País estabelecer linhas de financiamentos adequadas, que ajudem a desenvolver um ambiente que valorize a inovação e o empreendedorismo.
O trabalho nas organizações
Na Era do Conhecimento, a obtenção de bons resultados e competitividade das empresas depende de um ambiente propenso à criatividade e à aprendizagem, garante Sara Holanda, em artigo que apresenta detalhes do estudo de implementação de um centro de aprendizado empresarial – Learning Center – na Repsol YPF.

O BNDES e a experiência do Prosoft
Artigo de Eduardo Rath Fingerl faz um balanço da implantação do Programa de Apoio ao Setor de Software do BNDES – Prosoft, linha de financiamento de capital de risco destinada às pequenas e médias empresas nacionais de software.
A liderança além dos estilos pessoais
Na seção Relatos, Daniel Roedel aborda a importância da assimilação dos novos conceitos de gestão, como estratégia para as empresas conquistarem maiores vantagens competitivas, destacando o papel das lideranças como fator de sucesso organizacional.

Resenha
O livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler, apresenta o que grandes empresas da atualidade estão fazendo para responder aos desafios do ambiente empresarial do novo milênio.


Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.03

Abril de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.12

Julho de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.07

Abril de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ