capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.05

Outubro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ


Editorial
Prospecção tecnológica – estudar cenários possíveis, analisar e planejar através do conhecimento, visando sempre o desenvolvimento do País. Estes são os principais temas abordados pela revista Inteligência Empresarial que, nesta edição, aponta a importância de se pensar no futuro.

A importância do olhar no futuro
O uso da prospecção como uma ferramenta de pesquisa nacional e em exercícios de planejamento de tecnologia aumentou acentuadamente, durante a última década. Neste artigo, o professor australiano Ron Johnston comenta os estudos prospectivos e sua aplicação na Austrália, visando decisões mais acertadas e de longo prazo sobre o desenvolvimento e a aplicação da ciência e tecnologia.

Exercício de prospecção na área nuclear
Antonio Carlos de Oliveira Barroso e Kengo Imakuma, ambos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) descrevem como a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento aplicou um exercício de prospecção para estudar perspectivas dos “Reatores Avançados”, nos próximos 15 a 20 anos, tentando entender como diversas tecnologias poderiam contribuir para restaurar a competitividade da opção nuclear.

Cenários para o desenvolvimento do País
Gilberto Alves da Silva e Ronaldo Goytacaz Cavalheiro propõem uma metodologia de estudo prospectivo. Os autores destacam a importância de se obter informações que permitam tomadas de decisões eficientes, baseadas em planejamento e métodos.

A “aventura.com” de uma empresa de varejo
Rodrigo Pereira Siqueira aborda o surgimento de novas tecnologias da web e sua forte influência no modo em que as empresas costumam competir. Segundo o autor, uma empresa pode, através destas tecnologias, obter diferenciação, redução de custo e eficiência nas atividades primárias tais como as de suporte.

Educação para a cidadania
O grande desafio, segundo a economista Regina Beatriz Simon Yazigi, não é levar aos centros urbanos o conhecimento, mas fazê-lo chegar ao pequeno produtor, ao pobre, aos que necessitam inclusive de informações básicas de saúde e técnicas de sobrevivência.

 

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.13

Outubro de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.12

Julho de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.07

Abril de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.09

Outubro de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ