capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.06

Janeiro de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ


Editorial
A inovação é um tema de suma importância nesta era em que mudanças na base da vantagem competitiva ocorrem aceleradamente. Para esse século XXI, fatores que antes eram vantagens competitivas, hoje são meros pré-requisitos para se permanecer no jogo, onde o que vale é a capacidade das organizações de inovarem.

O Desafio do Inovador
Quais são as espécies de inovação que poderiam ou não arruinar uma empresa bem gerenciada? Através do conceito de tecnologia ruptora, Christensen mostra que tanto o sucesso das empresas quanto o seu fracasso estão sempre relacionados com o modelo de gerenciamento escolhido por elas. Daí o desafio do inovador.

Estabilidade – uma exceção
Antonio Carlos Barroso destaca a importância de se entender e identificar, cada vez melhor, a natureza, a gênese e os drivers das mudanças, de forma a tratá-las mais como oportunidades do que como
ameaças. Segundo ele, a estabilidade é cada vez mais uma exceção.
Formulação de estratégia: O alvo da inovação

Não há dúvida de que, hoje, vive-se num cenário de constantes mudanças. Segundo Guilherme Tavares Motta, estas mudanças requerem estratégias dinâmicas e que tenham a informação, ou melhor, o conhecimento advindo da informação como elemento principal do processo de formulação ou reformulação de estratégias.

Gás Natural: Modernização da Matriz Energética Brasileira
Paulo Sérgio Rodrigues Alonso aborda o favorecimento à inserção de inovações na área de energia, sobretudo, no que concerne a introdução do gás natural em nossa Matriz Energética. O autor sugere quais as inovações necessárias para se dar o passo inicial, além de ressaltar as vantagens desta escolha.
Venture Capital
, inovação e a pequena empresa
Eduardo Rath Fingerl aponta a necessidade de desenvolvimento, no Brasil, de uma cultura de capital de risco e cita exemplos de políticas estatais e de investimentos corporativos na composição do venture capital em empresas de sucesso da Nova Economia. O autor ratifica ainda que as empresas inovadoras, baseadas no conceito de capital intelectual, conseguem recompensar, em geral mais do que satisfatoriamente, o capital de risco que recebem.

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.03

Abril de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.13

Outubro de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.02

Janeiro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.14

Janeiro de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ