capa do livro

EJA Guarani II

O registro de uma história e perspectivas atuais

Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa

    • Prefácio: EJA Guarani – Além e aquém do bilinguismo 
  • Parte I: A Trajetória da EJA Guarani
    • Capítulo 1: O Projeto EJA Guarani: Uma experiência de parceria institucional no Rio de Janeiro 
    • Capítulo 2: Os Guarani e a memória oral: a canoa do tempo 
    • Capítulo 3: Ensina-me a viver: um relato da experiência em ensino de Ciências e Educação Ambiental no EJA Guarani 
    • Capítulo 4: Etnomatemática na formação de Agentes de Saúde Guarani: uma experiência com sistemas de medida 
    • Capítulo 5: Grafi smo Guarany M’bya: seu universo simbólico 
    • Capítulo 6: Cestaria Guarani Mbyá – estética e alteridade 
    • Capítulo 7: Caminhos da política educacional para os povos indígenas no Estado do Rio de Janeiro 
  • Parte II: Atividades Didáticas no EJA Guarani
    • Capítulo 8: A Geografi a na EJA Guarani 
      • Tema I: Casa e família 
      • Tema II: Casa de reza 
    • Capítulo 9: A História na EJA Guarani 
      • Tema I: Casa de reza 
      • Tema II: Terra e trabalho 
      • Tema III: Alimentação 
      • Tema IV: Artesanato 
      • Tema V: Animais e plantas 
      • Tema VI: Saúde e doença 
      • Tema VII: Escola 
      • Tema VIII: Cidade e transporte 
      • Tema IX: Direitos Guarani 
    • Capítulo 10: A Matemática na EJA Guarani 
      • Tema I: Casa e Família 
      • Tema II: Opy 
      • Tema III: Alimentação 
      • Tema IV: Saúde e doença 
      • Tema V: Direitos Guarani 
      • Tema VI: Artesanato 
    • Anexo 1: Sistema de numeração guarani 
    • Capítulo 11: A Ciência no EJA Guarani 
      • Tema I: Gente 
      • Tema II: Opy
      • A Importância do Conhecimento e da Tradição 
      • Tema III: Terra, Trabalho e Ecologia 
      • Tema IV: Nossa alimentação 
      • Tema V: Artesanato 
      • Tema VI: O tempo dos animais e das plantas 
      • Tema VII: Saúde, Doença e os Agentes de Saúde e de Saneamento 
      • Tema VIII: Escola e ensino de saúde e educação 
      • Tema IX: Cidade e Transporte 
      • Tema X: Direito dos Guarani: direito a nosso meio ambiente 
  • Parte III: Perspectivas para a EJA Guarani
    • Capítulo 12: A construção de conceitos matemáticos por alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos Guarani 
    • Capítulo 13: Considerações sobre uma experiência de Educação Escolar Indígena no Estado do Rio de Janeiro 

Veja também

capa do livro

Caminos hacia la educación superior

Los Programas Pathways de la Fundación Ford para pueblos indígenas en México, Perú, Brasil y Chile

Antônio Carlos de Souza Lima e Mariana Paladino (org.)

capa do livro

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Contextos e perspectivas, 2004-2008

Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)

capa do livro

Animais na sociedade brasileira

Práticas, relações e interdependências

Carlos José Saldanha Machado (org.)