EJA Guarani II
O registro de uma história e perspectivas atuais
Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa
- Prefácio:
EJA Guarani – Além e aquém do
bilinguismo
- Parte I: A
Trajetória da EJA Guarani
- Capítulo
1: O Projeto EJA Guarani: Uma experiência de parceria
institucional no Rio de Janeiro
- Capítulo
2: Os Guarani e a memória oral: a canoa do tempo
- Capítulo
3: Ensina-me a viver: um relato da experiência em ensino de
Ciências e Educação Ambiental no EJA
Guarani
- Capítulo
4: Etnomatemática na formação de
Agentes de
Saúde Guarani: uma experiência com sistemas de
medida
- Capítulo
5: Grafi smo Guarany M’bya: seu universo
simbólico
- Capítulo
6: Cestaria Guarani Mbyá – estética e
alteridade
- Capítulo
7: Caminhos da política educacional para os povos
indígenas no Estado do Rio de Janeiro
- Parte II:
Atividades Didáticas no EJA Guarani
- Capítulo
8: A Geografi a na EJA Guarani
- Tema I:
Casa e família
- Tema II:
Casa de reza
- Capítulo
9: A História na EJA Guarani
- Tema I:
Casa de reza
- Tema II:
Terra e trabalho
- Tema III:
Alimentação
- Tema IV:
Artesanato
- Tema V:
Animais e plantas
- Tema VI:
Saúde e doença
- Tema VII:
Escola
- Tema VIII:
Cidade e transporte
- Tema IX:
Direitos Guarani
- Capítulo
10: A Matemática na EJA Guarani
- Tema I:
Casa e Família
- Tema II:
Opy
- Tema III:
Alimentação
- Tema IV:
Saúde e doença
- Tema V:
Direitos Guarani
- Tema VI:
Artesanato
- Anexo 1:
Sistema de numeração guarani
- Capítulo
11: A Ciência no EJA Guarani
- Tema I:
Gente
- Tema II: Opy
- A
Importância do Conhecimento e da
Tradição
- Tema III:
Terra, Trabalho e Ecologia
- Tema IV:
Nossa alimentação
- Tema V:
Artesanato
- Tema VI: O
tempo dos animais e das plantas
- Tema VII:
Saúde, Doença e os Agentes de Saúde e
de Saneamento
- Tema VIII:
Escola e ensino de saúde e
educação
- Tema IX:
Cidade e Transporte
- Tema X:
Direito dos Guarani: direito a nosso meio ambiente
- Parte III:
Perspectivas para a EJA Guarani
- Capítulo
12: A construção de conceitos
matemáticos por
alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos
Guarani
- Capítulo
13: Considerações sobre uma experiência
de
Educação Escolar Indígena no Estado do
Rio de
Janeiro