capa do livro

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Contextos e perspectivas, 2004-2008

Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)

Nota editorial

Cenários da educação superior de indígenas no Brasil, 2004-2008:
as bases e diálogos do Projeto Trilhas de Conhecimentos

Antonio Carlos de Souza Lima

A presença indígena na construção de uma educação superior universal, diferenciada e de qualidade

Antonio Carlos de Souza Lima
Maria Macedo Barroso

Da formação de professores à presença indígena nos cursos
universais
: o “Trilhas” e a superação da tutela pelo ensino superior

Maria Macedo Barroso

O ensino superior e os povos indígenas: a contribuição da Funai
para a constituição de políticas públicas

Maria Helena S. S. Fialho
Gustavo Hamilton Menezes
André R. F. Ramos

Educação superior indígena: de que estamos falando?

Renata Gérard Bondim

Indígenas no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação
da Fundação Ford
e os aportes do Trilhas de Conhecimentos

Fúlvia Rosemberg
Leandro Feitosa Andrade

O Programa de Diversidade na Universidade e as ações afirmativas para o acesso de negros e indígenas ao ensino superior

Nina Paiva Almeida

A diversidade sociocultural nas políticas públicas educacionais

Susana Grillo Guimarães

Ensino superior e povos indígenas

Kleber Gesteira Matos

Negros e indígenas cotistas da Uems: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão do curso

Maria José de Jesus Alves Cordeiro

Ações afirmativas para indígenas no Paraná

Marcos Moreira Paulino

Questões ao Subsistema de Saúde Indígena a partir das bolsas
para universitários indígenas do Vigisus/Funasa

Guilherme Martins de Macedo

Bibliografia

Sobre os autores

Veja também

capa do livro

Caminos hacia la educación superior

Los Programas Pathways de la Fundación Ford para pueblos indígenas en México, Perú, Brasil y Chile

Antônio Carlos de Souza Lima e Mariana Paladino (org.)

capa do livro

Museu, Memória e Esquecimento

Um projeto da modernidade

Marcos José Pinheiro

capa do livro

Fronteiras étnicas, fronteiras de Estado e imaginação da nação

Um estudo sobre a cooperação internacional norueguesa junto aos povos indígenas.

Maria Barroso Hoffmann

capa do livro

O papel social do antropólogo

Aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos...

Eliane Cantarino O’Dwyer

capa do livro

EJA Guarani II

O registro de uma história e perspectivas atuais

Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa