Povos Indígenas e Universidade no Brasil
Contextos e perspectivas, 2004-2008
Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)
Nota editorial
Cenários da
educação superior de indígenas no Brasil, 2004-2008:
as bases e diálogos do Projeto Trilhas de Conhecimentos
Antonio Carlos de Souza Lima
A presença indígena na construção de uma educação superior universal, diferenciada e de qualidade
Antonio Carlos de
Souza Lima
Maria Macedo Barroso
Da formação de
professores à presença indígena nos cursos
universais: o “Trilhas” e a superação da tutela
pelo ensino superior
Maria Macedo Barroso
O ensino
superior e os povos indígenas: a contribuição da Funai
para a constituição de políticas públicas
Maria Helena S. S.
Fialho
Gustavo Hamilton Menezes
André R. F. Ramos
Educação superior indígena: de que estamos falando?
Renata Gérard Bondim
Indígenas no
Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação
da Fundação Forde os aportes do Trilhas de Conhecimentos
Fúlvia Rosemberg
Leandro Feitosa Andrade
O Programa de Diversidade na Universidade e as ações afirmativas para o acesso de negros e indígenas ao ensino superior
Nina Paiva Almeida
A diversidade sociocultural nas políticas públicas educacionais
Susana Grillo Guimarães
Ensino superior e povos indígenas
Kleber Gesteira Matos
Negros e indígenas cotistas da Uems: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão do curso
Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Ações afirmativas para indígenas no Paraná
Marcos Moreira Paulino
Questões ao
Subsistema de Saúde Indígena a partir das bolsas
para universitários indígenas do Vigisus/Funasa
Guilherme Martins de Macedo
Bibliografia
Sobre os autores