Processos identitários e a produção da etnicidade
Nota Introdutória
Construções identitárias: nada vem do nada
Eliane Cantarino O’Dwyer
Capítulo 1
Nossa Senhora da Conceição e sua proteção à “tapera de preto” designada “terra da pobreza”: instâncias de afirmação de uma territorialidade específica
Patrícia Portela Nunes
Introdução
Terra da pobreza: conflitos, relações e territorialidade
Relações, crenças e práticas religiosas: instâncias de delimitação do “território de parentesco”
Bibliografia
Capítulo 2
O ritual de iniciação do danhono e faccionalismo entre os Xavante da T. I. São Marcos
Paulo S. Delgado
A casa dos solteiros
Estratégias adotadas na produção do ritual
Bibliografia
Capítulo 3
Tradição, Práticas rituais e afirmação étnica entre os Tuxá de Rodelas: uma abordagem da cultura enquanto processo
Ricardo Dantas Borges Salomão
Uma breve etno-história dos índios Tuxá de Rodelas
Práticas rituais e a busca por direitos territoriais
O impacto da construção das hidroelétricas de Paulo Afonso e Itaparica
Bibliografia
Capítulo 4
Dilemas e construções identitárias dos Camba no Brasil: exclusão e interação em Corumbá
Ruth Henrique
Da reorganização das “feirinhas bolivianas” à participação em eventos públicos como o “Festival América do Sul”
Devoção à Nuestra Señora de Urkupiña: fé e festa nos dois lados da fronteira e a “união” entre Camba e Colla em Corumbá
Considerações finais: Camba brasileiros, indígenas, bolivianos e demais construções identitárias
Bibliografia
Capítulo 5
Relações interétnicas: cabo-verdianos & mandjácus
João Silvestre Varela
Introdução
Emigração/imigração e relações interétnicas
Duas categorias contrastivas: cabo-verdianos e mandjácus
Histórico do afluxo dos mandjácus a Cabo Verde
A relação entre os cabo-verdianos e os mandjácus do ponto de vista dos atores sociais
O que designa o termo mandjácu
O contexto de interação social
As acusações mútuas e as relações com as instituições públicas e
privadas
Explicação sobre a discriminação
Conclusão
Bibliografia
Capítulo 6
Erepecuru-Oriximiná: uma rota em movimento
Andreia Franco Luz “Novos Agregados Sociais”: os “remanescentes de quilombos” na cidade de Oriximiná
A Cidade e os Bairros: a dinâmica dos encontros
Considerações finais
Bibliografia
Capítulo 7
Castanheiros, remanescentes
de quilombo, filhos do Erepecuru
Joyce Silva dos Santos Drumond Linhares
Entrada no campo
O interior é fartura
Castanheiros: filhos do rio Erepecuru
Considerações finais
Bibliografia
Capítulo 8
Identidade étnica em situação de fluxo: o caso dos remanescentes de quilombo em contexto urbano de Oriximiná-Pará
Nathalia S. Klein
Bibliografia
Capítulo 9
Identidades em movimento: questionamentos acerca de construção de identidades culturais e étnicas em condições contextuais de deslocamentos
Erick Delgado Ribeiro
Linguagens
Identidades
Ações Socialmente Implicadas
Culturas
Identidades
Deslocamentos
Etnografia
Trabalho de campo: condições de entrada
Entrada em campo
Dinâmicas socioecológicas e ambientais
Deslocamentos do Ituqui: as terras caídas
Vida em movimento: estratégias e sustentabilidade
Preservação, depredação: agências diacríticas
Conclusões e considerações finais
Bibliografia