capa do livro

O serviço social em empresas para além da crítica

Espaços de enfrentamento e atuação profissional

Ilma Doher (Org.)

Introdução

Capítulo 1. O Serviço Social em empresas: formulações acerca de um espaço de atuação profissional
1.1 O Serviço Social diante das antigas e novas demandas empresariais
1.2 Problematizando a empresa como espaço sócio-ocupacional do assistente social
1.3 O espaço do tema Empresa no debate profissional
1.4 Considerações Finais
Referências

Capítulo 2. Gestão de Serviço Social em processo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
2.1 Algumas aproximações conceituais sobre a atuação do Serviço Social na indústria e as demandas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
2.2 Considerações Finais
Referências

Capítulo 3. O campo da saúde do trabalhador e a atuação do assistente social
3.1 As mudanças no mundo do trabalho frente à Reestruturação Produtiva e o campo Saúde do Trabalhador: algumas considerações
3.2 A atuação do assistente social na saúde do trabalhador: elementos para o debate
3.3 Considerações Finais
Referências

Capítulo 4. Análise social em Saúde: estratégias do Serviço Social em saúde do trabalhador
4.1 Análise social em saúde: definição, objetivos
4.2 Referencial teórico-metodológico
4.3 Análise dos resultados
4.4 Considerações finais
Referências

Capítulo 5. A importância da interdisciplinaridade na atuação em saúde mental em empresa
5.1 Integração mente e corpo: obstáculos na sensibilização dos profissionais de saúde
5.2 A inserção no mundo do trabalho
5.3 Trabalhando a interdisciplinaridade na empresa
5.4 A experiência da capacitação
5.5 Considerações Finais
Referências

Capítulo 6. O assistente social e a ambiência organizacional
6.1 As organizações, as pessoas e a ambiência organizacional
6.2 A ambiência organizacional entre os processos de recursos humanos
6.3 O assistente social e a ambiência organizacional
6.4 Considerações finais
Referências

Capítulo 7. Assessoria e consultoria em relações sociais no trabalho
7.1 Impacto das mudanças nos processos produtivos sobre as relações sociais no trabalho no cenário da empresa X
7.2 Atuação do Serviço Social em Assessoria e Consultoria
7.3 Relato de Experiências do programa de Assessoria e Consultoria em Relações Sociais no Trabalho
7.4 Considerações finais: resultados obtidos e desafios a serem superados
Referências

Capítulo 8. Um modelo de autogestão em Saúde numa empresa estatal
8.1 Crescimento do Mercado de Saúde Suplementar e a Agência Nacional de Saúde Suplementar
8.2 Instituição Analisada
8.3 Serviço Social
8.4 Considerações Finais
Referências

Capítulo 9. Violência no trabalho, assédio moral e seu enfrentamento pelos profissionais do acolhimento e da escuta nas organizações
9.1 Considerações sobre a violência no trabalho
9.2 Considerações sobre o assédio moral
9.3 O enfrentamento da violência no trabalho
9.4 Considerações Finais
Referências
Anexo A: Atitudes Hostis

Capítulo 10. O atendimento a situações de emergências, mortes e lutos como prática profissional
10.1 Um olhar do assistente social sobre o atendimento do profissional de saúde a situações de perdas, mortes, lutos, e emergências
10.2 Falar de morte, perdas, lutos para o profissional de saúde
10.3 Considerações finais
Referências

Capítulo 11. Serviço Social, emergências e desastres: notas sobre a atuação profissional
11.1 Atuação do serviço social em empresas: breves considerações históricas e conceituais
11.2 Gestão de desastres no contexto brasileiro: processo de consolidação como política pública e formatação do Sistema Nacional
11.3 A atuação do serviço social em desastres: configuração do espaço sócio-ocupacional
11.4 Contribuições ao debate: possibilidades da intervenção e desafios postos
Referências

Capítulo 12. O Serviço Social no campo socioambiental
12.1 O serviço social no campo socioambiental
12.2 O social e o ambiental entrelaçados
12.3 O campo socioambiental e o serviço social
12.4 Considerações finais
Referências

Autores

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capa do livro

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Pedro Simões