Música, som e cultura digital
Perspectivas comunicacionais brasileiras
Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov e Simone Evangelista
Prefácio
Will Straw
Apresentação: Cartografia teórico-afetiva de um grupo de pesquisa
Parte I. Mediações e(m) cenas e gêneros musicais
Sertanejo, manguebeat e tchê music: da pertinência (ou não) do conceito de cena musical para gêneros periféricosRock RJ: articulações entre cenas musicais e dinâmicas de coletivos culturais do estado do Rio de Janeiro
Simone Pereira de Sá, Luiza Bittencourt e Daniel Domingues
A indústria cultural e suas instâncias de consagração: o caso da música eletrônica
Marcelo Garson
Fabricando ou produzindo Popstars? Disputas do circuito musical a partir de um reality show
Heitor Luz
Performatividade de gênero na música popular periférica
Luciana Xavier, Simone Evangelista e Thiago Soares
Percursos do pop português contemporâneo na Last.fm: novas dinâmicas de recomendação musical e classificação por gênero
Tiago Monteiro
Construindo identidades na música gospel: reflexões sobre pesquisa etnográfica nos sites de redes sociais
Olívia Bandeira
Parte II. Materialidades, sonoridades e afetações
Topografias eletrônicas: por uma noção de materialidades em mídias digitaisJogos locativos, espaço urbano e música: rumo a um ambiente (lúdico) sensorial ressonante
Luiz Adolfo Andrade e Macello Medeiros
Paratextos e protocolos de escuta: atualização do conceito de álbum a partir de aplicativos móveis
Lucas Waltenberg e Diego Brotas
“Um artefato que deve ser valorizado”: o suporte sonoro fitas cassete como patrimônio cultural da cena do metal
Melina Silva, Natalia Ribeiro e Jeder Janotti Jr.
“Se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminava empatado”: notas sobre técnicas sônicas torcedoras, ambiências futebolísticas e mágica
Pedro Marra
Som e tecnologias na poesia concreta de Noigandres
Luca Romani
Sobre os autores