- Um prefácio para Rosa
- Introdução
- Delimitação da pesquisa
- Trajetos percorridos
- I. O comércio de partituras
- 1.1.
Publicações brasileiras e estrangeiras de
quadrilhas e as estratégias de comercialização
- 1.2 Os compositores e suas relações comerciais
- II. O catálogo de quadrilhas
- 2.1. Tipos de partituras e acervos
- 2.2. Compositores de quadrilha e sua obra
- 2.3. Identificando as instrumentações das quadrilhas e seus intérpretes
- III. Um recuo no tempo
- 3.1. A música que se relaciona com a dança: fios da história em seu contínuo tecer
- 3.2. O fio que se estende muito para trás a fim de tecer a trama: a suíte
- 3.3. Outro fio se insere na trama: as coreografias a cavalo
- 3.4. Mais um fio tece a trama: a literatura setecentista e a contradança
- 3.5. A trama é densa: da contradança à quadrilha
- IV. A quadrilha chega e se dispersa no Rio de Janeiro
- 4.1. Nobres dançam a quadrilha: o baile da coroação de Pedro II
- 4.2. Saraus e bailes residenciais e públicos no Rio de Janeiro
- 4.3. Os carnês de baile
- 4.4. O que diz a literatura especializada em dança sobre a quadrilha
- 4.5. As partituras de quadrilhas: o que elas nos mostram
- À guisa de conclusão – a quadrilha: uma dança em permanente transformação
- Referências bibliográficas
O Catálogo de Quadrilhas que complementa esta obra está disponível no endereço
http://www.e-papers.com.br/download/catalogo_de_quadrilhas.pdf