capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)

Parte I – passado e presente afro-brasileiro:
etnicidades e historicidades

11 A etnicidade e o reconhecimento das comunidades remanescentes
de quilombo

Wesley Santos de Matos
Benedito Gonçalves Eugênio

29 Educação e rebeldia em Angola Janga

Álamo Pimentel Gonçalves da Silva

53 Mulheres negras do Mulungu e as vozes do saber:
histórias tecidas no tempo e no cotidiano

Maria Eunice Rosa de Jesus

Parte II – educação, alteridade e gênero

71 Antígone, a mulher que lutou pela dignidade

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui

87 Gênero: masculinidade e feminilidade na escola e a formação
inicial do professor

Maria de Fátima de Andrade Ferreira
José Valdir Jesus de Santana
Nakson Willian Silva Oliveira

135 Facundo: um mito antropofóbico da violência e terror
em Latino-América

Bernardo Alfredo Mayta Sakamoto

155 As mordaças da cultura do silêncio e os processos de resistência
das culturas populares: ecos das vozes subalternas

Kergilêda Ambrosio de Oliveira Mateus
Aida Victória Garcia Montrone

Parte III – os indígenas e a educação: produzindo alteridades

179 As representações dos povos indígenas na História
de Itapetinga – Bahia

Jussara Tânia Silva Moreira

203 “Passou? Agora é luta!” Dez Anos de Presença Indígena
na Universidade Federal da Bahia

Ana Cláudia Gomes de Souza

235 Multiplicar escolas, “retomar” parentes e estar na cultura:
Os Tupinambá de Olivença/BA

José Valdir Jesus de Santana
Clarice Cohn
José Carlos Batista Magalhães

297 Sobre os autores

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga