capa do livro

Breves Notas ao Ensino de História da Educação

Armando M. Barros

  • A Guisa de Introdução ao Aluno Leitor
  • Apresentação do Organizador
  • Parte I – Memória, História e Temporalidade
    • O Plano de Aula como Portulano e o Acaso no Diário de Bordo
    • A Universidade e a História no Olho da Rua
    • O Tempo como Temporalidade, Episteme e Sociabilidade
    • Subjetivando a Aparente Objetividade do Mundo: Dois Insólitos Exemplos sobre as Práticas Educativas a Partir de Uma Viagem Plena de Acasos
    • Notas Sobre os Álbuns de Família e suas Fotos com Motivos Escolares
    • Os Achados e Perdidos na Ordem dos Mundos: O Koisário na Memória e na História
    • O Sabor da Memória Cheira que Gosto na História?
    • Das Mensagens em Garrafas e das Cartas de Amor: Sobre o Verbal na Memória e na História
    • "Dedico essa Canção a...": Notas Ligeiras sobre a Música Dançando na História
    • Memórias de Vida, Histórias da Escola
  • Parte II – Grécia: Gnose e Episteme
    • A Pólis como Paidéia: Cidade que me Habita
    • Mitologia e Temporalidade: Rapsodos, Historiadores, Filósofos
    • Quando a Oralidade, o Dinheiro e a Escrita Aproximam-se da Porta da Escola
    • Notas Sobre o Feminino e a Criança na Grécia Clássica
    • O Saber do Sabor: Contribuições da Filosofia na Grécia Clássica as Concepções Pedagógicas do Ocidente
    • O Sabor do Saber é Poder: Práticas Estéticas na Grécia Antiga
  • Parte III – A Gnose na Renascença: Rupturas e Continuidades
    • A Renascença e as Práticas Discursivas ao Olhar
    • A Mudança de Paradigma Epistêmico entre o Medievo e a Renascença: O Papel da Leitura e da Escrita
    • Uma Nova Gnose Emerge no Renascimento: As Ciências em Formação
    • Notas Impensáveis sobre Gnose e o Amor à Primeira Vista
  • Parte IV – A (Re)Invenção do Brasil: Imagens, Olhares, Discursos
    • Da Construção do Objeto de Estudo: A Invenção do Brasil
    • Quando o Índio Reinventa o Olhar: Notas sobre o Uso das Imagens e da Escrita nas Escolas Diferenciadas Guarani Mby'á.
    • A (Re) Invenção do Brasil e a África que nos Fala: Notas Sobre a Afro-brasilidade como Cognição, Discurso e Sociabilidade

Veja também

capa do livro

Práticas Discursivas ao Olhar

Notas sobre a vidência e a cegueira na formação do pedagogo

Armando M. Barros

capa do livro

Museu, Memória e Esquecimento

Um projeto da modernidade

Marcos José Pinheiro