Breves Notas ao Ensino de História da Educação
Armando M. Barros
- A Guisa de Introdução
ao Aluno Leitor
- Apresentação
do Organizador
- Parte I Memória,
História e Temporalidade
- O Plano de Aula
como Portulano e o Acaso no Diário de Bordo
- A Universidade
e a História no Olho da Rua
- O Tempo como Temporalidade,
Episteme e Sociabilidade
- Subjetivando a Aparente
Objetividade do Mundo: Dois Insólitos Exemplos sobre as Práticas
Educativas a Partir de Uma Viagem Plena de Acasos
- Notas Sobre os Álbuns
de Família e suas Fotos com Motivos Escolares
- Os Achados e Perdidos
na Ordem dos Mundos: O Koisário na Memória e na História
- O Sabor da Memória
Cheira que Gosto na História?
- Das Mensagens em
Garrafas e das Cartas de Amor: Sobre o Verbal na Memória e na História
- "Dedico essa
Canção a...": Notas Ligeiras sobre a Música
Dançando na História
- Memórias
de Vida, Histórias da Escola
- Parte II Grécia:
Gnose e Episteme
- A Pólis
como Paidéia: Cidade que me Habita
- Mitologia e Temporalidade:
Rapsodos, Historiadores, Filósofos
- Quando a Oralidade,
o Dinheiro e a Escrita Aproximam-se da Porta da Escola
- Notas Sobre o Feminino
e a Criança na Grécia Clássica
- O Saber do Sabor:
Contribuições da Filosofia na Grécia Clássica
as Concepções Pedagógicas do Ocidente
- O Sabor do Saber
é Poder: Práticas Estéticas na Grécia Antiga
- Parte III A
Gnose na Renascença: Rupturas e Continuidades
- A Renascença
e as Práticas Discursivas ao Olhar
- A Mudança
de Paradigma Epistêmico entre o Medievo e a Renascença: O
Papel da Leitura e da Escrita
- Uma Nova Gnose
Emerge no Renascimento: As Ciências em Formação
- Notas Impensáveis
sobre Gnose e o Amor à Primeira Vista
- Parte IV A (Re)Invenção
do Brasil: Imagens, Olhares, Discursos
- Da Construção
do Objeto de Estudo: A Invenção do Brasil
- Quando o Índio
Reinventa o Olhar: Notas sobre o Uso das Imagens e da Escrita nas Escolas
Diferenciadas Guarani Mby'á.
- A (Re) Invenção
do Brasil e a África que nos Fala: Notas Sobre a Afro-brasilidade
como Cognição, Discurso e Sociabilidade