capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.14

Janeiro de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ


Editorial

Doações que potencializam oportunidades
Como desdobramento das campanhas sociais implementadas pelo governo Lula, o Brasil se mobiliza para atenuar a chamada brecha digital. Neste artigo, o professor Marcelo Néri, da EPGE/FGV, lembra que a alta obsolescência tecnológica de computadores possibilita a doação de equipamentos ainda em bom estado. Isto potencializa as oportunidades de qualificação tecnológica das pessoas como mais um meio de diminuir a desigualdade social brasileira.

O mapa do Rio digital
Um panorama da inclusão digital no Rio de Janeiro. Foi esse o resultado do trabalho desenvolvido por um conjunto de pesquisadores do Centro de Políticas Sociais do IBRE/FGV. Os dados coletados servem de plataforma para análise das ações de inclusão digital desenvolvidas por empresas e governos do Rio de Janeiro.

Os caminhos do franchising no setor de transportes brasileiro
Como é a gestão das empresas franqueadas no sistema de transporte de carga? Qual a disposição deste tipo de empresa em relação aos conceitos de franchising? Claudinei de Araujo Bandeira e Hostílio Xavier Ratton Neto, do Programa de Engenharia de Transportes – Coppe/UFRJ realizaram uma pesquisa inédita com dez empresas deste setor de transporte tentando mapear a quantas anda a utilização de franquias nas empresas deste setor.

Uma missionária vitoriosa
Gestão que se preza leva em consideração uma relação honesta entre as pessoas. Principalmente entre chefes e subordinados. A entrevista com Dóris Fonseca, diretora do Centro de Desenvolvimento do Sistema Coca-Cola e professora de Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM), do CRIE, enfatiza que a confiança no melhor do ser humano deve constar não só das ações de RH, mas do próprio planejamento estratégico das empresas.

Resenha

Outra Perspectiva
Onze homens e um segredo. Planejamento, coaching, empreendedorismo e liderança – alguns segredos para o sucesso de um negócio.

Agenda

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.02

Janeiro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.03

Abril de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.04

Julho de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.05

Outubro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.06

Janeiro de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.07

Abril de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ