capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ


Editorial

Redes de Conhecimento
O tema-âncora deste número da Revista Inteligência Empresarial fala sobre aproveitamento do conhecimento gerado em redes e sobre a importância da Comunicação e da Cultura nas organizações. Para isso, reunimos dois artigos inéditos. O primeiro é a tradução de um texto do analista estratégico David Skyrme sobre redes de conhecimento. O segundo apresenta a região de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense, como um estudo de campo sobre a relevância das variáveis comunicacionais e culturais na construção dessas redes para o adequado desenvolvimento dos arranjos produtivos locais.

Conscientização ou Sobrevivência?
Reinaldo Canto, através de sua experiência à frente da comunicação da mais importante organização ambientalista do mundo, o Greenpeace – que tem 3,5 milhões de sócios espalhados pelo mundo – reflete sobre o crescimento do Terceiro Setor no Brasil.

Capital de Risco no Brasil
Importante fonte de investimentos para pequenas e médias empresas inovadoras, o Capital de Risco está em crescimento em nosso País. Forma alternativa de capitalização de empresas, o Capital de Risco é um estímulo aos empreendimentos inovadores e está contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico do Brasil.

Responsabilidade Social como Fator de Sustentabilidade dos Países e de Liquidez das Empresas
Apesar de ser consenso que para que ocorra o equilíbrio econômico é necessário o equilíbrio social, o Brasil não cresce há 20 anos, não distribui renda há 30 anos e está na 55ª posição no ranking de qualidade de vida, recém-divulgado pela ONU. Programas do governo são vitais mas é cada vez maior e mais valiosa a importância que as empresas vêm adquirindo, no Brasil e no mundo, para a reversão deste quadro miserável. Ações de governança corporativa e de responsabilidade social e ambiental chegam a valorizar em até 30% as ações das empresas e são a garantia da sustentabilidade de um país.

Gestão do Conhecimento e Crescimento Econômico no Brasil
A partir da leitura crítica de artigos selecionados de jornal sobre economia, Cláudia Duarte analisa a relação entre a gestão do conhecimento na administração federal e os números da macroeconomia brasileira ligados ao planejamento e ao crescimento econômico do País.

Resenha
Onze homens e um segredo. Planejamento, coaching, empreendedorismo e liderança – alguns segredos para o sucesso de um negócio.

Pérolas do Conhecimento

Agenda

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.04

Julho de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.16

Jul/Ago/Set 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.17

Out/Nov/Dez 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.05

Outubro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.06

Janeiro de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ