capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.16

Jul/Ago/Set 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ


Editorial

Reconfigurando a Rede de Valor
Nesse artigo, cuja versão original foi publicada no ano de 2000, Verna Allee apresenta a noção de Redes de Valor. Essa noção, que se contrapõe ao conceito tradicional de cadeia de valor, está diretamente relacionada aos novos modelos de negócios que vêm surgindo.

Como entender a nova configuração de uma rede de valor na economia da Internet e no comércio eletrônico?
Anne-Marie Maculan comenta o artigo de Verna Allee e levanta questões ainda pendentes sobre as redes de valor.

Prospecção Tecnológica e Gestão da Inovação Versus Pequenas e Médias Empresas
Nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a Gestão da Inovação torna-se cada vez mais variável-chave de competitividade e de desenvolvimento na sociedade brasileira, uma vez que permite a geração de emprego e renda, a substituição competitiva de importação e a inserção na exportação de bens de valor agregado. O artigo de Adelaide Antunes e Claudia Canongia apresenta conceitos sobre prospecção tecnológica e gestão da inovação, e demonstra o potencial da metodologia de aprendizagem tecnológica para monitoramento do processo inovativo nas organizações, em especial nas PMEs.

O Caso do Pólo de Moda do Município de Nova Friburgo: Desafio da Introdução de Inovações em Configurações Produtivas Locais
Em seu artigo, a pesquisadora Lia Hasenclever discute como introduzir as tão necessárias inovações para tornar a configuração produtiva da cidade de Nova Friburgo, RJ (especializada em moda íntima) sustentável e competitiva.

Inovar para quê? Inovar em quê? Como gerar e nutrir a inovação estratégica?
Rosa Lima entrevista o pesquisador, professor e consultor Claudio D'Ipolitto de Oliveira, cuja tese de doutoramento trata da inovação como abordagem estratégica nas empresas.

Resenhas

Pérolas do Conhecimento

Agenda

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.13

Outubro de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.02

Janeiro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.14

Janeiro de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ