Telenovela e Representação Social
Benedito Ruy Barbosa e a Representação do Popular na Telenovela Renascer
Maria Carmem Jacob de Souza
- Prefácio
- Introdução
- Construção
Social da Representação do Popular nas Telenovelas
- Como Pensar a Representação
do Popular nas Telenovelas Brasileiras?
- Empresários
Morais
- Peritos Realizadores
de Telenovelas
- Profissionais da
Produção Simbólica
- Campo da Telenovela:
uma proposta de análise
- Representações
do Popular nas Telenovelas: Principais Hipóteses de Trabalho
- Representação
do Popular nas Telenovelas
- Melodrama
- Melodrama e o Romance-folhetim
- Romance-folhetim
e Telenovela
- Campo da Telenovela
- O Estado na Formação
e Regulação do Campo
- O Mercado na Formação
e Regulação do Campo
- Os Telespectadores
na Formação e Regulação do Campo
- Campo Artístico
e as "Regras da Arte" na História de Produção
das Telenovelas Brasileiras
- Emissoras e Realizadores
Disputam no Campo a Representação Realista do Popular
- O Realismo nas Telenovelas
e a Consagração de Benedito Ruy Barbosa
- Benedito Ruy Barbosa,
Empresário Moral de Questões Sociais Representa o Popular
- Personagens Populares
de Benedito Ruy Barbosa
- O Companheiro de
Jornada, Luiz Fernando Carvalho, e a Representação do Popular
em Renascer
- O Popular em Cena na
Telenovela Renascer
- Renascer Coloca
em Primeiro Plano o Poder, a Família e o Trabalho
- Primeiro Capítulo
- Trabalho e Cultura
Inundam Passagens
- O Amor, a Ascensão
Social e a Tragédia da Modernidade
- Teca, as Crianças
de Rua e a Família
- Tião Galinha,
o Trabalho e a Pobreza
- Considerações
Finais
- Bibliografia