capa do livro

Telenovela e Representação Social

Benedito Ruy Barbosa e a Representação do Popular na Telenovela Renascer

Maria Carmem Jacob de Souza

  • Prefácio
  • Introdução
  • Construção Social da Representação do Popular nas Telenovelas
    • Como Pensar a Representação do Popular nas Telenovelas Brasileiras?
    • Empresários Morais
    • Peritos Realizadores de Telenovelas
    • Profissionais da Produção Simbólica
    • Campo da Telenovela: uma proposta de análise
    • Representações do Popular nas Telenovelas: Principais Hipóteses de Trabalho
  • Representação do Popular nas Telenovelas
    • Melodrama
    • Melodrama e o Romance-folhetim
    • Romance-folhetim e Telenovela
  • Campo da Telenovela
    • O Estado na Formação e Regulação do Campo
    • O Mercado na Formação e Regulação do Campo
    • Os Telespectadores na Formação e Regulação do Campo
    • Campo Artístico e as "Regras da Arte" na História de Produção das Telenovelas Brasileiras
  • Emissoras e Realizadores Disputam no Campo a Representação Realista do Popular
    • O Realismo nas Telenovelas e a Consagração de Benedito Ruy Barbosa
    • Benedito Ruy Barbosa, Empresário Moral de Questões Sociais Representa o Popular
    • Personagens Populares de Benedito Ruy Barbosa
    • O Companheiro de Jornada, Luiz Fernando Carvalho, e a Representação do Popular em Renascer
  • O Popular em Cena na Telenovela Renascer
    • Renascer Coloca em Primeiro Plano o Poder, a Família e o Trabalho
    • Primeiro Capítulo
    • Trabalho e Cultura Inundam Passagens
    • O Amor, a Ascensão Social e a Tragédia da Modernidade
    • Teca, as Crianças de Rua e a Família
    • Tião Galinha, o Trabalho e a Pobreza
  • Considerações Finais
  • Bibliografia

Veja também

capa do livro

Analisando Telenovelas

Maria Carmem Jacob de Souza (org)

capa do livro

A Linguagem do Telejornal

Um estudo da cobertura dos 500 anos do Descobrimento do Brasil

Beatriz Becker

capa do livro

Novas mídias digitais (audiovisual, games e música)

Impactos políticos, econômicos e sociais

Fábio Villares (org.)

capa do livro

Mídia de Chocolate

Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara