capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.23

abr/mai/jun 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ


Editorial

Reconstrução criativa Hélice tripla e inovação regional
Henry Etzkowitz versa sobre a relevância da interação da universidade, indústria e governo para o crescimento social e econômico nas sociedades industriais desenvolvidas e naquelas em desenvolvimento. As regiões de área geografia, cultural e industrial passam a ser vistas como uma possibilidade de um espaço de inovação – a região hélice tripla.

Micro-cluster de desenvolvimento sócio-econômico
Neste artigo propõe-se uma nova forma de ver o modelo Triple Helix com um embasamento teórico. No qual se apresentará um modo de combinar clusters e tecnologia social.

Gestão do não-conhecimento: O segredo da Coca-Cola
Este texto discute a importância de se preservar os segredos dos negócios e para exemplificar este tema coloca-se em pauta a mística da fórmula da Coca-Cola.

O modelo de gestão e cultura empresarial do Grupo Odebrecht (1944-1968): uma perspectiva etnográfica
São enfocadas nesse artigo as conexões entre a inovação, valores étnicos e a estratégia competitiva no mercado de Engenharia & Construção no Brasil construídas pelo Grupo Odebrecht. E é destacada a estratégia empresarial do fundador, o engenheiro Norberto Odebrecht, fundamentada em sua visão de mundo.

Entrevista com Doris Fonseca: Interligando o RH e as áreas de negócio
Nesta entrevista Doris Fonseca apresenta um entendimento da ligação entre os programas de treinamento e seu potencial impacto nos resultados dos negócios, favorecendo a parceria entre as diversas áreas da empresa. Expõe também as mudanças fundamentais para que as empresas possam ser mais competitivas no mercado global.

Abstracts

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.24

jul/ago/set 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.04

Julho de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.20

Jul/Ago/Set 2004

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ