capa do livro

Diálogos sobre Ensino, Educação e Cultura

Écio Antônio Portes (org.)

  • Apresentação
  • 1. Os Perfis Sociocultural e Pedagógico de Professores dos Ciclos Iniciais da Região das Vertentes -
    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo & Fabíola Colli Sessa
  • 2. Formação Continuada de Professores e Pesquisa Educacional: Espaços de Convivência da Universidade com a Educação Básica
    Murilo Cruz Leal
  • 3. Educação Matemática: Mitos Presentes na Prática Pedagógica
    Marise Maria Santana da Rocha
  • 4. A Formação Docente: Uma Contribuição à Relação Aluno-professor no Processo Ensino-apendizagem?
    Maria do Carmo Santos Neta
  • 5. Da Busca de Informações e do Estilo Discursivo de Licenciandos de Física no Trato com a Temática de “Atividades Experimentais no Ensino Médio”
    João Antônio Corrêa Filho
  • 6. Etnografia do Sabão de Cinzas
    Paulo César Pinheiro
  • 7. pesquisa Historiográfica, Saber Histórico Escolar, Práticas e Representações Acerca da História: Apontamentos a Partir da Análise de Textos de Estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (1967-2000)
    Christianni Cardoso Morais
  • 8. O Ensino de História nas Séries Iniciais: Uma Experiência
    Maria Aparecida Arruda
  • 9. A Revista “Jardim de Infância” (1896-1897): Os Jogos como Padrões Pedagógicos
    Maria Cecilia de Medeiros Abras
  • 10. Ludicidade e Arte-educaçâo: Tecendo Fios e Cores
    Lucia Helena Pena Pereira
  • 11. O Corpo e o Lúdico na Prática Educativa de Dom Bosco
    Alessandra Aparecida de Carvalho & Kleber do Sacramento Adão
  • 12. Ensaio sobre Escola e Cidadania
    Écio Antônio Portes
  • 13. Entre a Retórica e a Dialética: Onde Situar a Fala Professor em Sala de Aula?
    Wanderley C. Oliveira
  • 14. Cultura, Educação e Formação Humana: A Composição de um Plano de Interações Complexas
    Laerthe de Moraes Abreu Junior
  • Sobre os Autores

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga