Com este livro, a coleção Engenho & Arte – uma iniciativa conjunta do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) e do Espaço COPPE Miguel de Simoni de Tecnologia e Desenvolvimento Humano – alcança o quarto volume, mantendo a linha editorial de selecionar as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e aprovadas no âmbito de suas linhas de pesquisa vinculadas ao Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.  
Técnica e Criação   – O Caminho do Conhecimento na Modernidade e Tradição   é obra mais que oportuna. Com ela, Antonio nos mostra a presença   fecunda da artesania contra a esterilidade da mesmice. E se apóia   largamente sobre um esforço de mútua tradução   entre os fundamentos das artes sacras pictóricas e caligráficas   do Cristianismo e do Islã. Tradução que é,   antes de mais nada, escuta atenta. Escutar a presença-palavra eloqüente   das obras que falam e dão testemunho de um compromisso com a Verdade,   a Beleza e a Justiça.   
 
SUMÁRIO
 Prefácio
 Apresentação
Agradecimentos
 Visitação
 Arte sacra: a imagem,  o dogma e a mística
 PARTE I: UM PRINCÍPIO  MONOTEÍSTA: A INTERDIÇÃO DO CULTO DE IMAGENS NO JUDAISMO  E O “HOMEM” COMO “IMAGEM DE DEUS”
 As teofanias segundo   as tradições do Sinai e do Êxodo
 O Deus distante    e majestoso
 O Deus próximo    e compassivo
 O “homem”   como “imagem de Deus”
 O primeiro    “Adám”
 O segundo “Adám”
 A “dignidade”    de “Adám” na “comunidade natural”
 A “redenção”    de “Adám” na “comunidade de pacto”
 A “revelação”:   “proximidade e presença” D’Aquele que “É”
 A lei: pacto,    zelo e fidelidade
 Idolatria e    ídolo
 A contemplação    pelo cosmo e o desejo de ver a Deus face a face
PARTE II: A ICONODULIA  CRISTÃ
 Introdução
 O “iconoclasmo”   no cristianismo
 A heresia iconoclasta
 Os protótipos,   sua historicidade e significado
 Os fundamentos   dogmáticos do ícone
 A forma –   Idea – que de imagem se torna ícone
 A Arte como Ofício   – a conceituação clássica do artesanato medieval
PARTE III: A ARTE SACRA  ISLÂMICA
 Introdução
 O fundamento da   arte islâmica: o credo
 A antropologia    teológica do Islã
 Os cinco pilares    do Islã
 A Caaba
 A geometria    d“O” sentido
 Uma prece para    o coração
 A doutrina    do Islã: a fé, a lei e o caminho para a unidade (Tawhîd)
 O “aniconismo”   islâmico
 Aniconismo:    simbolismo, teomorfismo e psicologia humana
 As interdições    da tradição
 O deslocamento    da transgressão da lei: da imagem à palavra
 O Sufismo: a mística   da “Face de Deus/Face do homem”
 A forma mental    do Ícone na mística islâmica
 O Verbo corânico   e as formas da arte islâmica
 A caligrafia islâmica
 A simbologia do   signo na mística sufi
 O Jafr e a    Face do Amado
 As assinaturas    místicas
 O destino no    rosto
 Quando se apaga    a Luz
 Deus é    o Senhor
 Segredos do    Coração
 O grande Livro    do Ser
 A pena
 O ponto, a    Mãe do Livro
 Alif, primeira    letra de Alá
 O Sufismo e    a Trindade Cristã
 O abraço    íntimo dos amantes
 O selo do amor
 A Ipseidade    Divina e a Criação
 O Simorg
 A santidade
 A tulipa e    o crescente
 O alfabeto    de ouro
 A linguagem    dos pássaros
 Conclusão
 Bibliografia
							 
						
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