capa do livro

Cenários, teorias e epistemologias da comunicação

Jairo Ferreira (Org.)

O livro contempla artigos de investigadores de diversos programas de pós-graduação no Brasil que vêm refletindo sobre epistemologia, teorias e métodos na pesquisa em comunicação. A maior parte dos autores participou em eventos da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação – Compós, no GT de Epistemologia, coordenado pelo organizador da obra entre os anos de 2004-2006. Além do organizador, participam do livro José Luiz Braga (Unisinos), Francisco Rüdiger (PUC-RS), Maria do Carmo Reis e Dulcemar Costa (UFMG), Michael Hanke (UFMG), Irene Machado (USP), Marco Toledo de Assis Bastos (USP), Lucrécia D’Alessio Ferrara (PUC-SP), Fernando Andacht (Universidade de Otawa), Francisco José Paoliello Pimenta (UFJF), Eduardo A. Vizer (Universidade de Buenos Aires, UFRGS), Ulrike Schröder (UFMG) e Maria Eduarda da Mota Rocha (UFPE).

Os convidados desta obra abordam modelos teóricos da comunicação, os cenários do campo e perspectivas das teorias do signo e sócio-antropológicas. Esses diversos recortes sugerem estilos próprios para os desenhos do campo acadêmico da comunicação. São parte de ângulos que movimentam as ações de pesquisa, relações estratégicas e perguntas relativas à identidade do conhecimento sobre a comunicação. Em comum, a crença de que a focalização nessa rede de “questões epistemológicas” é produtiva para a construção da área da comunicação enquanto saber acadêmico.

 

Veja também

capa do livro

Televisão e Política no Brasil

A Rede Globo e as Interpretações da Audiência

Mauro P. Porto

capa do livro

Economia Política da Comunicação

Interfaces brasileiras

Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)

capa do livro

Comunicação e Sociedade

Cultura, Informação e Espaço Público

Lavina Madeira Ribeiro