capa do livro

Jornalismo e linha editorial

Construção das notícias na imprensa partidária e comercial

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Esse livro busca entender como a linha editorial influencia na produção e na transmissão de material jornalístico de cunho informativo. Trabalhamos com a hipótese de que as notícias, que seriam objetivas, acabam por se fundar em opiniões da equipe editorial do jornal, ou seja, em seus desejos de sociedade futura. Através da análise da produção de quatro jornais – Granma, Brasil de Fato, Folha de S. Paulo e USA Today – procuramos identificar e refletir sobre esse mecanismo. Para isso, sistematizamos e utilizamos as ideias de Vladimir Lenin sobre jornalismo, além de optar por metodologias provenientes do Jornalismo Comparado e da Análise do Discurso. O objetivo é demonstrar que os jornais são representantes do povo usando práticas de partidos políticos e não de watchdogs independentes.

Veja também

capa do livro

Introdução à História da Comunicação

Pablo Laignier e Rafael Fortes (organizadores)

capa do livro

Webtelejornalismo

Letícia Renault

capa do livro

Horizontes do Jornalismo

Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais

Marcelo Kischinhevsky, Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira (orgs.)

capa do livro

A Linguagem do Telejornal

Um estudo da cobertura dos 500 anos do Descobrimento do Brasil

Beatriz Becker

capa do livro

Esfera Pública, Redes e Jornalismo

Ângela Marques, Caio Túlio Costa, Cláudio Novaes Pinto Coelho et al.

capa do livro

Análise de Telejornais

Um modelo de exame da apresentação e estrutura de noticiários televisivos

Antônio Augusto Braighi