Práticas pedagógicas e sujeitos criativos
Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo-Nery
Neste livro, o brinquedo, a brincadeira, o jogo e a literatura
são resgatados da restrita
cientificização do saber, que esmaece a
imaginação, e da compreensão da
capacidade tecnológica dentro dos
modelos imediatistas e fechados da educação,
redutores da
inovação e da criatividade.
Propõe uma pedagogia que implemente capacidades
criativas e
sujeitos seguros de suas potencialidades, considerando uma
educação que estimula e afirma o
indivíduo como integral, proativo,
talentoso e construtor de saber. Coerente ao perfil
contemporâneo de capacitação
tecnológica das pessoas,
apresenta desafios e perspectivas da Pedagogia na
formação de professores motivados
a fomentar mentes criativas e indivíduos empreendedores.
Sem cair no lugar mais fácil de
exposição, generalizada, de um conjunto de
abordagens teóricas sobre o tema, a autora
relata diversas práticas produtivas dos seus anos de
magistério
superior na formação de docentes para a
Educação infantil. A
descrição de suas experiências em
projetos realizados na UFMS/Campus Pantanal
demonstra ser possível enfrentar dificuldades financeiras
e
limitações de recursos materiais e humanos para
produzir uma nova forma de ensinar futuros professores a educar mentes
criativas: que se reeduquem e reencontrem o lúdico no seu
próprio processo de
formação.