capa do livro

Poluição do ar

Indicadores ambientais

Neise Ribeiro Vieira

Esse livro apresenta ao leitor uma proposta de elaboração de indicadores ambientais e de transporte, indicando sua importância como instrumento de gestão ambiental na avaliação da qualidade do ar. O transporte urbano é, hoje, uma das principais fontes de poluição do ar nas cidades, onde se concentram circulação rodoviária e congestionamentos. Melhorias na tecnologia dos motores e nos combustíveis resultaram em reduções significativas nas emissões de determinados poluentes, mas, ainda assim, a qualidade do ar na maioria das regiões metropolitanas e principais cidades brasileiras não é satisfatória.

Conhecer a qualidade do ar, principalmente, nos centros urbanos é prioridade para definir estratégias e ações de controle da poluição do ar por veículos automotores. Estas estratégias e ações necessitam de comprovação de que os objetivos definidos foram realmente conseguidos.

A necessidade de elaboração de um instrumento que possibilite estimar o avanço em relação ao desenvolvimento sustentável é reconhecido na Agenda 21, que recomenda aos países desenvolver sistemas de acompanhamento e avaliação do progresso em alcançar o desenvolvimento sustentável, por meio da adoção de indicadores que meçam as mudanças em todos os âmbitos, econômico, social e ambiental.

Assim, os indicadores ambientais são um novo instrumento de gestão ambiental que estão sendo utilizados internacionalmente, na avaliação de estratégias de controle da poluição do ar. Este livro disponibiliza uma contribuição para este tema, apresentando, especificamente, indicadores ambientais de qualidade do ar aplicados ao transporte urbano.

Veja também

capa do livro

Balanços Globais de Massa na Engenharia Química

Uma abordagem atualizada e criativa

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Ensaio sobre o mundo da rudeza dos fatos

Breviário do Brasil e engajamento das Ciências Ambientais

Carlos José Saldanha Machado

capa do livro

Scilab aplicado à Engenharia Química

Para Graduação e Pós-Graduação

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Reciclagem Química de Resíduos Plásticos

Tecnologias e Impactos

Alessandra Duailibe, José Carlos Pinto, Jorge Juan Soto Delgado