capa do livro

Processos e técnicas para o controle ambiental de efluentes líquidos

Volume 5 da Série Escola Piloto de Engenharia Química

Márcia Dezotti (coord.)

Este livro apresenta os processos de tratamento de efluentes domésticos e industriais e aponta os parâmetros para controle da qualidade do efluente tratado. Foi dada especial atenção aos testes de ecotoxicidade, pois o respeito pela vida aquática merece máxima consideração. Por mais eficiente que seja um processo de tratamento de efluentes e, ainda que o efluente atenda as exigências da legislação referentes aos parâmetros físico-químicos, somente a avaliação da toxicidade poderá garantir o seu descarte seguro nos corpos receptores.

São também abordados os Processos Oxidativos Avançados, em particular, aqueles que têm sido estudados no nosso laboratório. Na página do Laboratório de Controle de Poluição das Águas (LabPol) encontram-se diversas teses de mestrado e doutorado que avaliaram esses processos, aplicados a diferentes efluentes industriais, em sua maioria com características recalcitrantes.

Os Processos Biológicos, pela sua ampla aplicação no tratamento de efluentes, foi abordado com ênfase nos fundamentos e princípios que os regem, buscando fornecer ao leitor um entendimento profundo dessas tecnologias.

Não posso deixar de agradecer ao prof. Carlos Russo, que iniciou as pesquisas em tratamento de efluentes no Programa de Engenharia Química da Coppe há pelo menos 34 anos, lembrando que o LabPol foi fundado no ano de 1974. Gostaria de agradecer também ao prof. Geraldo Lippel Sant’Anna Jr. pela sua dedicação ao LabPol ao longo de tantos anos e pela revisão criteriosa do capítulo que trata dos Processos Biológicos.

Caro leitor, desejo que esse livro possa contribuir para a sua formação e que você sempre se lembre das responsabilidades do Homem com o meio ambiente, qualquer que seja a sua atividade. Boa leitura.

Márcia Dezotti

 

Veja também

capa do livro

Análise de Dados Experimentais

I. Fundamentos de Estatística e Estimação de Parâmetros

José Carlos Pinto e Marcio Schwaab

capa do livro

Análise de Dados Experimentais v. II

Planejamento de Experimentos

José Carlos Pinto e Marcio Schwaab

capa do livro

Impactos ambientais causados pelos plásticos

Uma discussão abrangente sobre os mitos e os dados científicos

Jose Carlos Pinto et al

capa do livro

Laboratórios didáticos do Departamento de Engenharia Química

Da teoria à prática

Marisa F. Mendes (coord.), André de Almeida, Claudia M. Scheid et al.