capa do livro

Rio de encontros

Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Ilana Strozenberg, Sílvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon (orgs.)

Apresentação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Sílvia Borges Corrêa

Uma Instituição de Ensino Superior e um Núcleo de Pesquisa constroem conhecimentos e expandem redes e alcance através de suas próprias produções intelectuais, mas também por meio de parcerias. Este sexto livro da Coleção Contextos e Pesquisa dá concretude a uma parceria cara à ESPM Rio: a parceria com o Rio de Encontros. Temos aqui um formato diferente dos números anteriores da coleção, coletâneas nas quais contamos com professores e pesquisadores da ESPM Rio e de outras instituições que exploraram em seus textos temas variados, como a economia criativa, o consumo e o design.

Nas páginas que se seguem, Ilana Strozenberg e Teresa Guilhon, nossas parceiras idealizadoras e responsáveis pela organização dos eventos do Rio de Encontros, apresentam com propriedade e detalhes esse formato de livro e também os eventos realizados.

Cabe aqui apenas apontar que trata-se, mais uma vez, de uma coletânea que dá voz a um conjunto de pessoas – os participantes do Rio de Encontros e os autores dos capítulos – e que traz como tema central as redes virtuais em múltiplos aspectos. Como pensar em questões de tecnologia, informação, aprendizagem, colaboração, disputas, afetos, conflitos, ética e cidadania tendo as redes como elemento presente? Todos esses aspectos que permeiam nossas vidas on e off-line foram pensados, debatidos e aprofundados nos textos que compõem este livro.

Veja também

capa do livro

Museus de interfaces

A fênix das cinzas até os bits

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Leonardo Marques de Abreu (Orgs.)

capa do livro

Economia Criativa: gestão estratégica de setores criativos

João Luiz de Figueiredo e Sílvia Borges Corrêa (Orgs.)

capa do livro

Economia Criativa: design de experiência e estratégias de inovação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Isabella Perrotta (Orgs.)

capa do livro

Gestão estratégica na Economia Criativa

Daniel Kamlot e Marco Aurelio de Souza Rodrigues (orgs.)

capa do livro

Territórios da Economia Criativa

Sílvia Borges Corrêa e Veranise Dubeux (orgs.)