capa do livro

Produção pública de medicamentos no Brasil

Capacitação tecnológica e acesso a medicamentos

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

O livro está organizado em seis capítulos, além desta Apresentação. O primeiro é um breve panorama do setor farmacêutico transnacional1 e das estratégias das empresas para inovação e disputa do mercado. Também descreve brevemente o setor farmacêutico brasileiro. No segundo, são descritas as principais políticas industriais e de assistência farmacêutica direcionadas para o setor público. A constituição do SUS é destacada como marco principal na descrição dessa trajetória. Os LFO selecionados são caracterizados no terceiro capítulo, no qual se faz também um mapeamento do histórico do financiamento federal para suas atividades. O quarto capítulo contém os resultados do primeiro componente da pesquisa, apresentando a análise da capacitação tecnológica dos LFO. No capítulo seguinte, a análise de aspectos regulatórios das PDP é aprofundada e se apresenta um dos estudos de caso investigados (mesilato de imatinibe). Por fim, uma síntese dos resultados, um balanço dos aprendizados e algumas recomendações são oferecidas no último capítulo.

Espera-se que os resultados dos três componentes da pesquisa, apresentados e discutidos ao longo deste livro, forneçam subsídios para o debate sobre o papel da produção pública de medicamentos, especialmente diante das necessidades do SUS no cumprimento do preceito constitucional de garantir acesso universal à saúde para toda a população brasileira.

Referências


1 Optamos por adotar o termo empresas farmacêuticas transnacionais porque, conforme Kucinski (apud Bermudez, 1995, p. 24), “ele se aplica melhor às suas características, com pátria de origem de capital bem definida e ações em vários países”.

Veja também

capa do livro

Acesso a Medicamentos

Direito ou Utopia?

Jorge Bermudez

capa do livro

Vulnerabilidades do Complexo Industrial da Saúde

Reflexos das políticas industrial e tecnológica na produção local e assistência farmacêutica

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)