capa do livro

Matemática financeira objetiva e prática

André Luiz Carvalhal da Silva

A complexidade e a globalização do mercado financeiro tornam a matemática financeira uma ferramenta essencial na gestão das finanças pessoais e empresariais. A matemática financeira pode ser definida como um conjunto de técnicas e formulações matemáticas cujo objetivo é analisar situações financeiras envolvendo o valor do dinheiro no tempo.

Este livro apresenta conceitos e técnicas da matemática financeira e suas aplicações. O texto enfatiza a parte prática, de modo que os conceitos são fixados por meio de exercícios resolvidos com a utilização de ferramentas financeiras, em especial a calculadora HP-12C e a planilha eletrônica Microsoft Excel.

O propósito da obra é oferecer um material que facilite ao máximo o aprendizado da matemática financeira, privilegiando a objetividade em vez da mera aplicação de fórmulas e equações de cálculo. Exercícios são propostos ao final de cada capítulo, acompanhados de suas respectivas respostas, a fim de que o aluno possa acompanhar e verificar seu aprendizado.

Veja também

capa do livro

Análise de Dados Composicionais

Uma abordagem aplicada e computacional no ambiente R

Luis Paulo Vieira Braga

capa do livro

Global: tribos, limites, líderes, redes, ecossistemas

Como entender a globalização do século XXI

Roberto Panzarani

capa do livro

Análise do ambiente corporativo - 2ª edição

Do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações

José Gilvomar R. Matos, Rosa Maria B. Matos e Josimar Ribeiro de Almeida