capa do livro

Empirical Studies on Corporate Governance and Asset Pricing in Brazil

André Luiz Carvalhal da Silva

A governança corporativa e o mercado de capitais vêm se desenvolvendo bastante no Brasil recentemente, tanto no meio acadêmico como no empresarial. Iniciativas como o Novo Mercado da B3 estimularam a listagem de empresas na bolsa de valores com melhores práticas de governança e permitiram o aumento do número de investidores no mercado de capitais brasileiro.

Este livro apresenta uma coletânea de estudos empíricos realizados nos últimos anos que acompanharam o avanço da governança corporativa, do mercado de capitais e de modelos de apreçamento de ativos no Brasil. Com tópicos que abrangem diversos temas em evidência na literatura acadêmica e meio empresarial, os textos enfatizam análises quantitativas e aplicadas no mercado financeiro brasileiro.

O livro está organizado em 32 capítulos e a lista de temas não é exaustiva, tendo sido selecionados para mostrar o desenvolvimento de estudos nessa área no Brasil. Muitos capítulos são provenientes de orientações de mestrado orientadas pelo prof. André Carvalhal no COPPEAD/UFRJ. Além disso, diversos artigos foram apresentados em periódicos científicos e conferências nacionais e internacionais. Todos os textos foram traduzidos para o inglês para permitir a disseminação do conhecimento a pesquisadores e profissionais do mercado financeiro de diferentes países.

Gostaria de agradecer a todos os professores, alunos, ex-alunos e profissionais do mercado financeiro, que contribuíram para o desenvolvimento desse livro, e espero que ele se torne uma referência útil para os que praticam, pesquisam e ensinam Finanças no Brasil.

Veja também

capa do livro

Construção da abordagem das capabilidades

A economia ética, plural, tolerante e democrática do economista-filósofo Amartya Kumar Sen

Carlos José Saldanha Machado

capa do livro

Produção pública de medicamentos no Brasil

Capacitação tecnológica e acesso a medicamentos

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Vulnerabilidades do Complexo Industrial da Saúde

Reflexos das políticas industrial e tecnológica na produção local e assistência farmacêutica

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: Referencial, experiências e políticas em 20 anos RedeSist

Marcelo P. Matos, José E. Cassiolato, Helena M. M. Lastres, Cristina Lemos, Marina Szapiro (orgs.)