capa do livro

AIDS - 2ª edição

Uma epidemia de informações

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima

Conheci Clóvis Ricardo Montenegro de Lima na Escola de Comunicação da UFRJ, quando cursava o Mestrado em Ciência da Informação e foi meu aluno e orientando na elaboração da sua dissertação para obtenção do grau de Mestre. Desde o início percebi sua vocação para a pesquisa, seriedade e dedicação na abordagem de um assunto ainda pouco explorado na época, início da década de 90, de certo modo tabu, em que Clóvis, vindo da área médica, tomou como estudo de caso o tema Aids, para uma análise do que ele denominou "uma epidemia de informações".

O seu trabalho inicialmente acadêmico frutificou, gerando artigos ora publicados, "Reforma do Estado e política de saúde", "Uma breve história do valor das terapias anti-retrovirais contra o HIV/AIDS no Brasil" e "Avaliação do processo de introdução e de implementação das terapias anti-retrovirais para pessoas com HIV/AIDS no Brasil".É um livro importante sob todos os aspectos, esclarecedor, com o mérito inegável de apresentar uma visão ampla e multidisciplinar sobre o tema que não é exclusivo da medicina. Contribuição efetiva e preciosa para quem busca um aprofundamento neste campo de estudos que o talento do autor soube ampliar. De leitura enriquecedora, é igualmente recomendável para leigos, estudantes e profissionais, e importante contribuição bibliográfica.

Ester Kosovski

 

 

Veja também

capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)

capa do livro

Discurso Publicitário e Consumo

Uma Análise Crítica

Fred Tavares