capa do livro

Catarina Tereza Farias de Oliveira e Márcia Vidal Nunes (org.)

Ana Cesaltina Barbosa Marques
Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília e Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará.

Ana Maria Vieira Monteiro
É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi diretora de comunicação do Programa de Educação Ambiental, com sede em Juiz de Fora; bolsista do Projeto Rádio Escola no Colégio João XXIII e monitora na disciplina Técnica de Produção Jornalística em Hipermídia da Facom-UFJF. É colaboradora do Alternative Media Global Project, atuando como tradutora e designer das páginas do website.

Bruno Fuser
Jornalista, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (2005-2006) com bolsa PDE do CNPq. Professor na graduação em Comunicação Social (Jornalismo) e no mestrado em Comunicação e Sociedade na UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Carmen Gómez Mont
Doutora em Ciências Sociais e Políticas, FCPYS, UNAM. Professora Doutora da Universidade Autônoma do México, pesquisadora de culturas indígenas e movimentos sociais. Fundadora do Centro de Investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CINTIC); Professora do Mestrado em Comunicação e Tecnologia Educacional do Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa sobre questões relacionadas ao uso educacional da Internet e de Ciências da Informação e Comunicação; docente do ANUIES.

Catarina Tereza Farias de Oliveira
Professora da Universidade Estadual do Ceará e do PPG de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária e movimentos sociais, comunicação e educação, rádios comunitárias, recepção, cultura popular, radiojornalismo, comunicação e cultura e teoria da Comunicação. Tem experiência em extensão universitária na qual tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas, movimentos sociais e ONGs. Atualmente realiza pesquisa com o título: “Os movimentos sociais na rede: usos e estratégias comunicativas”; também realiza a pesquisa: O MST e a construção de sua autoimagem.

Cláudia Regina Lahni
É professora permanente do PPGCOM-UFJF e docente de Comunicação Comunitária na graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordena o projeto de extensão em interface com a pesquisa “Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária” (financiado pela Fapemig). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania (UFJF-CNPq). Jornalista pela PUC-Campinas. É doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Denise Cogo
É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), onde coordena o grupo de pesquisa Mídia, Cultura e Cidadania. Realizou pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2007-2008), onde atuou como professora visitante entre 2004-2008 no Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual. Concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. É bolsista de Produtividade Nível 2, do CNPq, consultora da CAPES, do CNPq e da Fundação Carlos Chagas.

Juciano de Sousa Lacerda
É docente do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Vice-líder do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma-UFRN) e pesquisador dos GPs ProcessoCom (PPGCom-Unisinos) e GrupCiber (PPGAS-UFSC).

Liliane Dutra Brignol
É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo/RS). É mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2004, com bolsa CNPq), graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra, Santa Maria/RS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias e Processos Socioculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, identidades e cidadania.

Márcia Vidal Nunes
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1983), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, cidadania, movimentos sociais, rádio, mídia e marketing.

Zoraia Nunes Dutra Ferreira
Graduada em Comunicação Social. Áreas de interesse: comunicação popular alternativa e comunitária e as novas formas de protesto dos movimentos sociais populares que fazem uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Pesquisa: os movimentos sociais e suas relações e apropriações com a comunicação, os meios de massa e o espetáculo, além da criação de manifestações de mídia radical. Acredito que a comunicação para ser “social” precisa desafiar o status quo e permitir que outras vozes, que não as representantes do sistema dominante, possam também contar a história.



Veja também

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)

capa do livro

Design e Economia Criativa

ensaios para um campo plural

Mirella De Menezes Migliari (org.)

capa do livro

Nostalgias e mídia

No caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)