capa do livro

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

Lucia Santa Cruz

É jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora adjunta da ESPM Rio nos cursos de graduação de Jornalismo, Cinema, Publicidade & Propaganda e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC). Coordena o Grupo de Pesquisa ESPM/ CNPq Lembrar e o Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR), vinculado ao MPGEC. Uma das fundadoras e integrante da Rede de Estudos de Memória e Comunicação (Rememora), que reúne pesquisadores brasileiros e mexicanos.

Membro da International Media & Nostalgia Network (IMNN), rede internacional de pesquisadores de nostalgia e mídia.Trabalhou em jornais impressos, revistas semanais, emissoras de rádio e comunicação corporativa. Suas pesquisas lidam com temas como história do jornalismo, memória, consumo e economia criativa.

Talitha Ferraz

É mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Realizou pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies da Ghent University (CIMS-UGent), Bélgica, com apoio da Capes. É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Rio), onde atua como líder do Grupo de Pesquisa Modos de Ver – Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM/CNPq), e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Também é pesquisadora associada à Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ (CIEC-UFRJ) e membro das redes de pesquisa Cinema City Cultures; HoMER Network - History of Moviegoing Exhibition and Reception; e International Media and Nostalgia Network (IMNN). Desenvolve pesquisas ligadas aos estudos de cinema, memória e nostalgia, com foco nas experiências das audiências e práticas de exibição cinematográfica.



Veja também

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)

capa do livro

Design e Economia Criativa

ensaios para um campo plural

Mirella De Menezes Migliari (org.)

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)