capa do livro

Anna Carla Araujo, Adriane Lopes Mougo e Fábio de Oliveira Campos

Anna Carla Araujo possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado na área de Processos de Fabricação na COPPE/UFRJ (1999) e doutorado pela COPPE/UFRJ em cooperação com a University of Illinois at Urbana-Champaign (2004). Trabalhou na indústria siderurgica por 3 anos (2005-2009) e ingressou na carreira docente em 2006 como professora adjunta no CEFET/RJ. Foi do corpo docente permanente da Engenharia Mecânica da UFRJ de 2010 a 2019. Atualmente é docente permanente no INSA-Toulouse (Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse) e pesquisadora no Institut Clément Ader, ambos na área de Processos de Fabricação, especialmente usinagem e manufatura aditiva. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: dinâmica das forças de usinagem, fresamento helicoidal para produção de roscas e furos e, recentemente, furação de compósitos aeronáuticos e máquinas-ferramentas conectadas.

Adriane Lopes Mougo é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2010), mestre em Materiais e Processos de Fabricação (UFPA, 2012), pós-graduada em MBA Gestão Empresarial (FGV, 2013) e doutora em Engenharia Mecânica pela COPPE (UFRJ, 2016). Desde 2015 atua como professora na Coordenação de Engenharia Mecânica do CEFET/RJ – Campus Nova Iguaçu, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Materiais e Processos de fabricação. Na área de ensino, ministra disciplinas de usinagem, soldagem, fundição, conformação mecânica e ciência dos materiais. Na pesquisa desenvolve principalmente temas relacionados à influência do material durante a fabricação mecânica, tendo como resultado a apresentação de trabalhos em vários congressos e artigos em periódicos científicos. Atualmente tem interesse no estudo dos aspectos tribológicos associados ao processo de usinagem e no processo de soldagem de materiais dissimilares.

Fábio de Oliveira Campos possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), é mestre (2014) e doutor (2018) em Engenharia Mecânica na área de Processos de Fabricação pela COPPE/UFRJ, com doutorado-sanduíche realizado na University of Illinois at Urbana-Champaign sob orientação de Shiv G. Kapoor. Ingressou na carreira docente em 2018 como professor efetivo na Coordenação de Engenharia Mecânica do CEFET-RJ, campus de Nova Iguaçu. É responsável por disciplinas na área de fabricação mecânica, materiais e CAD. Na área de pesquisa, possui experiência em microfresamento, análise de usinabilidade, monitoramento de processos e modelagem de forças em usinagem. Atualmente, possui linhas de pesquisa em usinagem de materiais biocompatíveis, monitoramento de processos de usinagem e manufatura aditiva.

Colaboradores

Arthur Alves Fiocchi (Revisão do Capitulo 1) - Professor do Dep. Eng. Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia.

Hector Reynaldo Meneses Costa (Revisão do Capitulo 5) - Professsor do Dep. Eng. Mecânica do CEFET/RJ.

Italo Tomaz (Co-autoria do Capitulo 9 e 13 na parte de Tensões Residuais) - Professsor do Dep. Eng. Mecânica da IFRJ.

Joel Martins Crichigno Filho (Co-autoria do Capitulo 8) - Professor do Dep. Eng. Mecânica da UDESC.

Marcio da Silva Bacci (Revisão do Capitulo 13) - Professor do Dep. Eng. Mecânica Universidade Federal de Uberlândia.

Tatiane de Campos Chuvas (Co-autoria do Capitulo 5) - Professsora do Dep. Eng. Mecânica do CEFET/RJ.

Estagiários: Maria Eduarda de Melo e Silva (2018 a 2019) e Pedro Henrique Cardoso Paulo (2017).



Veja também

capa do livro

Matemática Aplicada à Engenharia Química

Com Scilab

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Controle de Sistemas Amostrados

Luis Antonio Aguirre

capa do livro

Balanços Globais de Massa na Engenharia Química

Uma abordagem atualizada e criativa

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Scilab aplicado à Engenharia Química

Para Graduação e Pós-Graduação

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Vibrações Mecânicas

Arthur Palmeira Ripper Neto

capa do livro

Monitoramento da Qualidade do Ar

Teoria e Prática

Carlos Alberto Frondizi