Narrativa e memória em tempos de crise
Entre narrativa e memória, teceu-se a presente obra.
Vocabulário e Estruturas Brasileiras
Português para Estrangeiros
Bernadete de Lourdes Silva do Prado
Vocabulário e Estruturas Brasileiras:português para estrangeiros é um instrumental para o ensino de português como segunda língua.
Bernadete Prado e Marco Beja (orgs)
Este livro representa a coroação de um sonho, sonho de educadores que há muito almejavam um espaço em que se pudesse ajudar os estudantes a aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa e desenvolver a criatividade.
Contribuições para o estudo de um herói transcultural
Une a pesquisa rigorosa à interpretação arguta, original, capaz de gratificar a leitura acadêmica e de prender o interesse de todos aqueles que se inclinam sobre as peripécias do herói da nossa gente.
O processo da recriação televisual de Dom Casmurro
Mais do que comparar Capitu a Dom Casmurro, este livro examina o resultado das fricções e dos contágios entre as diferentes linguagens artísticas e matrizes culturais existentes na produção televisual.
Comunicação, linguagem e análise do discurso
Notas do Seminário de Oratória
Antônio Augusto Braighi (org.)
O livro traz uma coletânea de textos produzidos no âmbito dos Seminários de Oratória, realizado em Belo Horizonte (MG/Brasil) de 2012 a 2014.
Fábio Almeida de Carvalho e João Kennedy Eugênio (Org.)
Esta coletânea discute o Brasil, seus problemas, soluções, destacando o diálogo entre os intérpretes mais recentes com seus predecessores: pensadores, ensaístas, antropólogos, historiadores, romancistas, músicos e um fotógrafo.
Fragmentos de velhas anotações (1959-1970)
No terceiro e último volume da série, o autor se utiliza de recortes de jornais que descrevem acontecimentos importantes e difíceis para o país no período de 1959 a 1970.
Fragmentos de velhas anotações (1949-1958)
Observações, longas e breves, resumos de livros, “pensamentos sem rumo”, frases isoladas, anedotas, críticas, registros de incidentes e outros variados escritos iniciados em 1945 e mantidos por mais de 15 anos.
Fragmentos de velhas anotações (1945-1948)
Observações, longas e breves, resumos de livros, “pensamentos sem rumo”, frases isoladas, anedotas, críticas, registros de incidentes e outros variados escritos iniciados em 1945 e mantidos por mais de 15 anos.
Rubens Nemitz e Sergio Barbosa Villas-Boas
Introdução ao idioma chinês, acompanhado de apresentação da cultura chinesa.
História, Economia e Literatura
Procura incorporar, por meio de um enfoque interdisciplinar, a visão de literatos a respeito das conseqüências da política econômica sobre a sociedade durante os primeiros anos da República.
Variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão
Propõe o estudo da Viena fin-de-siècle a partir de duas obras de Arthur Schnitzler, que mergulhou na análise psicológica de seus contemporâneos, diagnosticando a crise dos valores patriarcais da sociedade burguesa no final do século XIX.
Flavio Edmundo Novaes Hegenberg
Flavio Hegenberg reúne vários ensaios de Leonidas Hegenberg: alguns divulgados em publicações como a Revista Brasileira de Filosofia e a Revista Brasiliense, outros em seminários, e outros tantos inéditos.
uma poética engajada
O livro analisa o envolvimento do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) com a política latino-americana e mundial no período entre 1935 e 1973.
O presente trabalho se propõe a investigar a presença do personagem Dom Quixote de la Mancha, criado por Miguel de Cervantes, ao longo da primeira fase do pensamento de Michel Foucault.
A Influência da Literatura no Jornalismo
O Folhetim e a Crônica
A influência dos escritores na imprensa do século XIX lançou as bases do jornalismo que se tornaria dominante no século XX – informativo e atraente – e interferiu no caminho percorrido pela literatura
A adolescência de Álvares de Azevedo
Intercâmbio entre literatura e psicologia,o livro aborda a vida e a obra deste poeta romântico