Área do Conhecimento > Artes

capa do livro

O pai do futurismo no país do futuro

As viagens de Marinetti ao Brasil em 1926 e 1936

Orlando de Barros

Aprofundado estudo das performances de Filippo Tommaso Marinetti no Rio de Janeiro e em São Paulo. O autor avalia também o estado da cultura brasileira nos anos 20 e 30 do século passado, dando relevo à recepção do público ao famoso escritor italiano.

capa do livro

Conexões Fotográficas

André Soares Monat e Barbara Szaniecki (orgs.)

O livro busca complementar as análises acerca da autenticidade da imagem fotográfica pelo viés tecnológico, com análises que apostam em outras abordagens.

capa do livro

Interpretações do Brasil

Fábio Almeida de Carvalho e João Kennedy Eugênio (Org.)

Esta coletânea discute o Brasil, seus problemas, soluções, destacando o diálogo entre os intérpretes mais recentes com seus predecessores: pensadores, ensaístas, antropólogos, historiadores, romancistas, músicos e um fotógrafo.

capa do livro

Profissão: Famoso

Como gerenciar imagens de sucesso

Karla Ikeda

O livro traz o entendimento das formas de gerenciamento de carreira artística e postura profissional para o alcance de uma carreira consolidada e imagem influente, relacionando marcas empresariais ao personal branding.

capa do livro

Celso Furtado e a dimensão cultural do desenvolvimento

Rosa Freire d’Aguiar (Org.)

Este livro é o resultado de um encontro, realizado em 2011, que tratou sobre os trabalhos desenvolvidos por Celso Furtado nos âmbitos da cultura, da inovação e da tecnologia, entre outros.

capa do livro

Pesquisa em Artes Cênicas

Textos e Temas

Narciso Telles (Org.)

Esta obra é um conjunto de textos e temas que podem orientar o leitor nas discussões metodológicas e epistemológicas da pesquisa em artes cênicas.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.34

Propriedade Intelectual e as Indústrias Criativas

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Edição produzida em consonância com o Seminário Internacional de Propriedade Intelectual e Economia da Cultura – dois pilares da Economia Criativa, que pretende contribuir para o aprofundamento do debate sobre propriedade intelectual.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.33

Clusters de mídia: estímulo à produção audiovisual e ao desenvolvimento econômico

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

O estudo sobre a Cadeia Produtiva da Economia do Audiovisual da Grande Vitória, ES, permite disponibilizar a metodologia há anos desenvolvida pelo Núcleo de Estudos da Economia da Cultura (NEEC).

capa do livro

Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval

Luiz Carlos Prestes Filho (organizador)

O maior evento da Indústria do Entretenimento do Brasil, que injeta todos os anos R$1 bilhão na economia da cidade do Rio de Janeiro, ganha um estudo definitivo com 272 páginas coloridas, centenas de gráficos, mapas, fluxogramas e tabelas.

capa do livro

Comunicação e Cultura Visual

Potiguara Mendes da Silveira Jr. e Iluska Coutinho (orgs.)

Os textos reunidos neste volume mobilizam os campos das Artes e da Comunicação para analisar a cultura visual contemporânea e refletir sobre as implicações da sociedade das imagens.

capa do livro

O avesso do espelho

Relações comunitárias e divisão do trabalho na experiência da Unilabor

Carla Cipolla

A autora emprega um universo simbólico extraído da Divina Comédia para narrar a experiência da Unilabor, comunidade de trabalho cujos móveis foram um marco na história do design brasileiro.

capa do livro

A Viena de Arthur Schnitzler

Variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão

Leonardo Munk

Propõe o estudo da Viena fin-de-siècle a partir de duas obras de Arthur Schnitzler, que mergulhou na análise psicológica de seus contemporâneos, diagnosticando a crise dos valores patriarcais da sociedade burguesa no final do século XIX.

capa do livro

Rompendo os tapumes

Uma proposta de interação vivenciada através da restauração na comunidade de S. S. das Águas Claras

Moema Nascimento Queiroz

Aborda o trabalho desenvolvido na Capela de São Sebastião, em seu período de revitalização, envolvendo os aspectos comunitários, acadêmicos e de gerenciamento do projeto de restauração.

capa do livro

Pablo Neruda

uma poética engajada

Adriane Vidal Costa

O livro analisa o envolvimento do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) com a política latino-americana e mundial no período entre 1935 e 1973.

capa do livro

Escuta Sonora

Recepção e cultura popular nas ondas das rádios comunitárias

Catarina Tereza Farias de Oliveira

O livro discute o modelo radiofônico da sociedade brasileira e explora a diferença significativa da prática das radiadoras em relação às FMs comunitárias. Levanta também questões sobre a própria constituição cultural dos segmentos populares e como eles se

capa do livro

O Teatro Organizacional

Construindo e Implantando Processos de Negócio

Tadeu Cruz

O ponto de partida deste livro é a analogia entre o cotidiano das empresas e as representações teatrais. Fácil de se ler, mas sem cair na superficialidade comum, é um livro que foge do convencional.

capa do livro

O Espaço em Perspectiva

Suely Fragoso

Este livro discute o modelo perspectivo adotado pelo ocidente desde o século XV e o nosso modo de perceber o espaço e de representá-lo visualmente.

capa do livro

Admirável Chip Novo

A música na Era da Internet

Rose Marie Santini

O texto trabalha as relações entre música e novas tecnologias, sob a base de competência e sensibilidade que operam em sintonia fina

capa do livro

Teatro de rua

Olhares e perspectivas

Narciso Telles e Ana Carneiro (org.)

O livro apresenta um conjunto de estudos e reflexões em torno do teatro de rua, como parte integrante das atividades do Projeto de Pesquisa Teatro de Rua: processos criativos e formação do ator/atuador desenvolvido no interior do Núcleo de Criação e Pesqu

capa do livro

Poética e Psicanálise

Artepensamento entre campo ficcional e campo psicanalítico, diferentes subjetividades

Rogério Lustosa Bastos

Discute o campo psicanalítico e o ficcional nos seus entrelaçamentos ditos estranhos

capa do livro

Museu, Memória e Esquecimento

Um projeto da modernidade

Marcos José Pinheiro

O autor apresenta um cuidadoso inventário das posições intelectuais sobre a memória e uma de suas institucionalizações: os museus.