Inez Silvia Batista Castro
André Moreira Cunha
Professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (cnpq). Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (ppge/ufrgs) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (ppgeei/ufrgs). Possui graduação em ciências econômicas pela ufrgs, com mestrado (unicamp), doutorado (unicamp) e pós-doutorado (Universidade de Cambridge) em economia.
Bernardo Campolina
Economista, doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo (usp). Professor adjunto do Departamento de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (ufmg). Tem pesquisado nas áreas de desenvolvimento econômico, economia regional e urbana, avaliação de políticas públicas. Possui inúmeros artigos publicados em revistas e capítulos de livros nacionais e internacionais.
Fernando Gaiger Silveira
Engenheiro, doutor em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Pós-doutorado pela Universidade do Texas (Austin). Técnico de pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Pesquisador do CNPq. Tem trabalhado com a questão distributiva, equidade fiscal, avaliação de políticas públicas.
Gilberto Libânio
Possui graduação em ciências econômicas pela ufmg, mestrado em economia da indústria e da tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ufrj) e doutorado em economia pela University of Notre Dame, eua. Atualmente é professor adjunto ufmg. Tem experiência na área de economia, com ênfase em macroeconomia, desenvolvimento econômico, economia industrial e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: demanda agregada e crescimento, padrões de especialização, exportações estaduais, inovação tecnológica na indústria e política monetária.
Inez Silvia Batista Castro
Graduada em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (ufc), mestre em economia pela Universidade de São Paulo (usp-Fipe) e doutora em economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da Universidade Federal de Pernambuco (ufpe). Foi funcionária e consultora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (etene), do Banco do Nordeste do Brasil (bnb), e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Departamento de Economia Agrícola da ufc. Atualmente é professora do Departamento de Teoria Econômica da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (feaac) da ufc. Participa do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (leaders). Integra o corpo docente do mestrado acadêmico em economia rural (ufc) e do mestrado em desenvolvimento regional sustentável do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder), do campus Cariri da ufc. Tem experiência na área de economia, com ênfase em desenvolvimento regional do Nordeste (inserção internacional, conjuntura econômica e finanças públicas dos estados nordestinos) e em economia brasileira na década de 1990 e no século xxi).
João Policarpo Rodrigues Lima
Possui graduação e mestrado em economia pela ufpe, doutorado em economia pela University of London e pós-doutorado na University of North London. Atualmente é professor titular da ufpe. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.
Josiane Fachini Falvo
Analista de desenvolvimento industrial do Sistema Indústria. Pós-doutoranda pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (cti). Doutora e mestre em desenvolvimento econômico pela unicamp. Bacharel em direito (Grupo Veris) e em ciências sociais (unicamp). Experiência nas áreas de desenvolvimento econômico, economia industrial e inovação tecnológica.
Julimar da Silva Bichara
Professor do Departamento de Estrutura Econômica e Economia do Desenvolvimento da Universidade Autônoma de Madri (uam/Espanha). Possui graduação em ciências econômicas pela ufrgs, com mestrado (usp) e doutorado (uam) em economia. Diretor do Centro de Estudios Brasileños Ortega y Gasset (cebog) – Fundación Ortega y Gasset (Madri/Espanha).
Luiz Filgueiras
Graduado em ciências econômicas e mestre em economia pela Universidade Federal da Bahia (ufba) e doutor em teoria econômica pela unicamp. Tem pós-doutorado em economia pela Universidade Paris 13. É professor associado da Faculdade de Economia da ufba, em regime de dedicação exclusiva. Atua na área de economia política e economia brasileira contemporânea, com ênfase principalmente nos seguintes temas: padrões de acumulação e de desenvolvimento, inserção internacional, política econômica, planos de estabilização, crise e mercado de trabalho, reestruturação produtiva e emprego. É autor de História do Plano Real (Editora Boitempo) e coautor de A economia política do governo Lula (Editora Contraponto).
Marcos Tadeu Caputi Lélis
Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (apex-Brasil). Possui graduação em ciências econômicas pela Unisinos, mestrado em economia da indústria e da tecnologia pela ufrj e doutorado em economia pela ufrgs.
Renata de Melo Caldas
Possui graduação em ciências econômicas pela ufpe e mestrado em economia pelo Pimes/ufpe. Atualmente é doutoranda em economia pelo Pimes. Tem experiência na área de economia regional e urbana, atuando principalmente nos temas relacionados a aglomerações industriais, desigualdade de renda e pobreza.
Sidartha Soria e Silva
Possui doutorado em sociologia pela unicamp, mestrado em sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (unesp) e graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (ufu). Seus temas de pesquisa são: relações de trabalho no setor público; transformações do capitalismo contemporâneo, variedades de capitalismo e fundos de pensão; Estado e desenvolvimento. Profissionalmente, atuou como assessor sindical (Sindicatos dos Eletricitários de Campinas e dos Gasistas de São Paulo) e analista de políticas públicas na Secretaria de Assistência Social da prefeitura do Recife, embora atue principalmente como docente de ensino superior, tendo lecionado em instituições como ufu e ufpe. Aprovado recentemente em concurso na Universidade Federal de Uberlândia, aguarda convocação para cargo de docente no Instituto de Ciências Sociais desta instituição.
Victor Leonardo de Araujo
Professor adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (uff). Graduado, mestre e doutor em economia, tem publicações nas áreas de sistema bancário brasileiro – com ênfase nos bancos públicos, em especial o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (bndes) – e de economia brasileira no período recente, com ênfase no desempenho macroeconômico. Foi técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea entre 2009 e 2012.