A Sociedade na tela do cinema – imagem e comunicação é o resultado de um seminário sobre cinema e sociedade realizado pela Faculdade de Comunicacao Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tendo como base a análise de alguns filmes que possibilitavam discutir questões pertinentes aos campos das ciências sociais, de forma geral, e da comunicação, em particular.
Como fruto deste seminário, este livro mostra que a teoria nos possibilita pensar criticamente os meios e a produção cultural, ao mesmo tempo em que oferece aos alunos um instrumental teórico mais próximo das necessidades profissionais. Ao articular teoria e prática, os alunos de Comunicação Social em especial, e de outras disciplinas como Sociologia e Antropologia por exemplo, passam a ser capazes, desde os primeiros anos de faculdade, de desenvolver um olhar crítico e sensível em relação aos produtos comunicacionais; neste caso, o cinema.
A vinculação do cinema com temas relacionados ao esporte, à moda, à ocupação coletiva do espaço urbano, a passagens expressivas da história, entre tantos outros que permeiam a nossa imaginação e invadem o nosso cotidiano, faz dele um meio muito fértil e rico para compreendermos a sociedade. Cada capítulo do livro tem uma nítida tendência teórica que se propõe a pensar questões práticas.
Não só os alunos e profissionais de Comunicação Social, Antropologia e Sociologia, por exemplo, que estão convidados para esta sessão. Outros leitores poderão usar como ingresso sua paixão por cinema e a curiosidade de rever alguns filmes, agora com subsídios teóricos que, com certeza, acabam por ampliar o argumento e o roteiro destas produções cinematográficas.
.
SUMÁRIOHugo Lovisolo
Isabel Travancas
Erick Felinto
João Maia
Luciane Lucas
Charbelly Estrella
Márcio Souza Gonçalves
Héris Arnt
Ronaldo Helal
Nira Bessler
Gerardo C. Martins
Avaliações
Não há comentários ainda.