Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica expressa a sólida formação e a reflexão contemporânea entre teoria e prática do cientista social mediante a exposição de diferentes alternativas teórico-metodológicas no ensino da Sociologia na escola básica. As discussões aqui apresentadas buscam articular a formação do cientista social, o currículo e o livro didático de Sociologia no Ensino Médio brasileiro, a partir de experiências variadas de professores que atuam diretamente no “chão da escola”. A presente obra expõe os diferentes dilemas teórico-metodológicos na prática do ensino de Sociologia, mostrando, de forma articulada, as variadas maneiras de trabalhar a formação dos jovens na reflexão analítica sobre a sociedade em que vivem e a formação do professor de Sociologia, diante da complexidade do ambiente escolar e da vida social. Neste sentido, o livro representa um esforço coletivo, bem-sucedido, indicando a multiplicidade de olhares e práticas sobre o ensino de Sociologia no e para além do Ensino Médio, podendo servir certamente de norteamento para os cursos de licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia.
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
FORMAÇÃO DO CIENTISTA SOCIAL
Formação dos professores de Sociologia: um debate em aberto
Anita Handfas
Algumas reflexões acerca da formação de professores de Sociologia a partir de dados estatísticos e trajetórias pessoais
Ana Lucia Lennert
Pesquisa e ensino de Sociologia no Ensino Médio: desafios e possibilidades
Viviane Gonzalez Dias
Professor regente e licenciandos no estágio supervisionado da prática de ensino: quem aprende com quem?
Ana Beatriz Maia Neves
Camila Melo
Suellen Lannes
A Sociologia da vida cotidiana & a universidade para a terceira idade: uma experiência de campo de estágio para o ensino de Ciências Sociais
Carlos Eugênio Soares de Lemos
Glauber Rabelo Matias
Lidiane Rangel de Oliveira
CURRICULO
O currículo de Sociologia e a escolarização dos jovens
Rosana da Câmara Teixeira
Propostas Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio: um estudo preliminar
Amaury Cesar Moraes
Currículo Mínimo 2011: considerações sobre um currículo de Sociologia para a Educação Básica
Andréa Lúcia da Silva de Paiva
Giselli Avíncula Campos
Marcia Menezes Thomaz Pereira
A concepção de currículo de Sociologia em Delgado de Carvalho
Jefferson da Costa Soares
A tendência pedagógica do ensino de Sociologia na prática escolar de Campos dos Goytacazes: um estudo de caso
Lidiane Rangel de Oliveira
Marco Brandão
Nem tudo que é social é sociológico: Sociologia e senso comum na escola básica
Fátima Ivone de Oliveira Ferreira
Silzane de Almeida Carneiro
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
Alexandre Barbosa Fraga
Giselle Carino Lage
O tempo na Sociologia do Ensino Médio: a atualidade dos clássicos e o artesanato como proposta
José Colaço Dias Neto
Julia Polessa Maçaira
Modelos curriculares em disputa – a presença da teoria clássica na prática docente em Sociologia na escola básica fluminense
Jorge Alexandre Oliveira Alves
A que serve a Sociologia no ensino básico? Reflexão sociológica sobre o ensino de Sociologia no contexto do capitalismo globalizado
Tatiana Bukowitz
LIVRO DIDÁTICO
Desigualdades sociais em tempos modernos, tempos de Sociologia e em Sociologia para o Ensino Médio: uma discussão teórica e conceitual
Fabio Braga do Desterro
Análise da categoria trabalho em livros didáticos de Sociologia
Lidiane Rocha do Nascimento
Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.