Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica expressa a sólida formação e a reflexão contemporânea entre teoria e prática do cientista social mediante a exposição de diferentes alternativas teórico-metodológicas no ensino da Sociologia na escola básica. As discussões aqui apresentadas buscam articular a formação do cientista social, o currículo e o livro didático de Sociologia no Ensino Médio brasileiro, a partir de experiências variadas de professores que atuam diretamente no “chão da escola”. A presente obra expõe os diferentes dilemas teórico-metodológicos na prática do ensino de Sociologia, mostrando, de forma articulada, as variadas maneiras de trabalhar a formação dos jovens na reflexão analítica sobre a sociedade em que vivem e a formação do professor de Sociologia, diante da complexidade do ambiente escolar e da vida social. Neste sentido, o livro representa um esforço coletivo, bem-sucedido, indicando a multiplicidade de olhares e práticas sobre o ensino de Sociologia no e para além do Ensino Médio, podendo servir certamente de norteamento para os cursos de licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia.
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
FORMAÇÃO DO CIENTISTA SOCIAL
Formação dos professores de Sociologia: um debate em aberto
Anita Handfas
Algumas reflexões acerca da formação de professores de Sociologia a partir de dados estatísticos e trajetórias pessoais
Ana Lucia Lennert
Pesquisa e ensino de Sociologia no Ensino Médio: desafios e possibilidades
Viviane Gonzalez Dias
Professor regente e licenciandos no estágio supervisionado da prática de ensino: quem aprende com quem?
Ana Beatriz Maia Neves
Camila Melo
Suellen Lannes
A Sociologia da vida cotidiana & a universidade para a terceira idade: uma experiência de campo de estágio para o ensino de Ciências Sociais
Carlos Eugênio Soares de Lemos
Glauber Rabelo Matias
Lidiane Rangel de Oliveira
CURRICULO
O currículo de Sociologia e a escolarização dos jovens
Rosana da Câmara Teixeira
Propostas Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio: um estudo preliminar
Amaury Cesar Moraes
Currículo Mínimo 2011: considerações sobre um currículo de Sociologia para a Educação Básica
Andréa Lúcia da Silva de Paiva
Giselli Avíncula Campos
Marcia Menezes Thomaz Pereira
A concepção de currículo de Sociologia em Delgado de Carvalho
Jefferson da Costa Soares
A tendência pedagógica do ensino de Sociologia na prática escolar de Campos dos Goytacazes: um estudo de caso
Lidiane Rangel de Oliveira
Marco Brandão
Nem tudo que é social é sociológico: Sociologia e senso comum na escola básica
Fátima Ivone de Oliveira Ferreira
Silzane de Almeida Carneiro
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
Alexandre Barbosa Fraga
Giselle Carino Lage
O tempo na Sociologia do Ensino Médio: a atualidade dos clássicos e o artesanato como proposta
José Colaço Dias Neto
Julia Polessa Maçaira
Modelos curriculares em disputa – a presença da teoria clássica na prática docente em Sociologia na escola básica fluminense
Jorge Alexandre Oliveira Alves
A que serve a Sociologia no ensino básico? Reflexão sociológica sobre o ensino de Sociologia no contexto do capitalismo globalizado
Tatiana Bukowitz
LIVRO DIDÁTICO
Desigualdades sociais em tempos modernos, tempos de Sociologia e em Sociologia para o Ensino Médio: uma discussão teórica e conceitual
Fabio Braga do Desterro
Análise da categoria trabalho em livros didáticos de Sociologia
Lidiane Rocha do Nascimento
Avaliações
Não há avaliações ainda.