O livro mostra que está emergindo um novo modo de ser religioso midiatizado, uma relação cada vez mais paradoxal: religiosidade individualista, consumista, emocional, espetacularizada, de mistura de rituais e tradições.
Luis Ignacio Sierra Gutiérrez.
É apreciável o fato do livro reunir matéria-prima de qualidade que pode alimentar as disciplinas de pesquisa sobre fenômenos midiáticos, uma vez que traz indicações muito estimulantes acerca do trabalho da midiatização das práticas religiosas.
Antonio Fausto Neto
SUMÁRIO
Apresentação
PARTE I. CONTRATOS
1. Dispositivos midiáticos e as novas “formas” do fenômeno religioso
Viviane Borelli
2. Entre o religioso e o midiático: programa Show da Fé e a busca pela fidelização do fiel/patrocinador
Camila Klein Severo e Viviane Borelli
3. Midiatização e espetáculo telerreligioso: a “cura” financeira na Nação dos 318
Carlos Renan Samuel Sanchotene e Viviane Borelli
4. Discurso midiático iurdiano: uma análise do Ponto de Luz
Juliano Pires da Rosa, Kellen dos Santos Severo e Viviane Borelli
5. Os ditos e não ditos no embate midiático Record versus Folha de São Paulo e Globo
Juliano Pires da Rosa e Viviane Borelli
PARTE II. DISPOSITIVOS
6. Dispositivos midiáticos mudam o templo da Igreja Internacional da Graça de Santa Maria-RS
Ananda da Silva Delevati, Carolina Moro da Silva e Viviane Borelli
7. Mídia, religião e a comunidade de recepção: cruzamentos de lógicas, processos e sentidos
Ananda da Silva Delevati, Carolina Moro da Silva e Viviane Borelli
8. Novas relações entre a igreja e seus fiéis: um estudo dos dispositivos midiáticos da Assembleia de Deus de Santa Maria-RS
Sandro Luis Wodzik Verone e Viviane Borelli
9. Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Internacional da Graça de Deus: websites como dispositivos estratégicos de comunicação
Taís Steffenello Ghisleni e Viviane Borelli
10. O fiel em tempos de web 2.0: interações sociais no blog de Edir Macedo
Carlos Renan Samuel Sanchotene
Posfácio. Religiosidade hipermidiatizada
Luis Ignacio Sierra Gutiérrez
Os autores
Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.