A pesquisa em Artes Cênicas no Brasil vem, nos últimos anos, em pleno processo de expansão e consolidação. Os diversos Programas de Pós-graduação na área espalhados pelo país possibilitam a ampliação e a diversificação de estudos em investigações no campo das artes cênicas (teatro, dança, e circo, especialmente).
O mundo da pesquisa em Artes, das ideias e das práticas, torna-se cada vez mais complexo e as classificações em eixos temáticos são essencialmente controvertidas.
Neste livro optamos por um desfile de textos e temas que podem orientar o leitor nas discussões metodológicas e epistemológicas da pesquisa em artes cênicas. O eixo norteador de nossa proposta para o leitor é contribuir com o debate sobre as múltiplas possibilidades de entendimento das teorias e práticas de investigação que têm se ampliado nos últimos tempos nos contextos nacional e internacional. Desafiamos o leitor para a seguinte provocação: exercitar a crítica e a reconceptualização das tendências e perspectivas que atravessam os textos aqui reunidos.
Os fios condutores que conectam o conjunto da obra têm como espaço de interseção a preocupação com a pesquisa e, mais diretamente, com a formação do artista-professor-pesquisador de artes cênicas no Brasil. Portanto, diante da diversidade temática que a produção do conhecimento está submetida atualmente, nos cabe como pesquisadores, professores e profissionais de teatro a tentativa de elaborar um mapeamento, pelo menos provisório, das principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelos “atores acadêmicos” que atuam no espaço das universidades, investigando o fenômeno teatral.
A reunião de textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros pretende oferecer ao leitor a utilização de um caleidoscópio para o qual confluem diferentes teorias e práticas que têm como foco a pesquisa em Artes Cênicas em suas nuances e matizes.
SUMÁRIO
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