O presente trabalho versa sobre a implantação e o uso de sistemas de Workflow  na automatização de processos de negócio em organizações de todos os tipos e  setores econômicos. Analisamos o porquê de algumas empresas desistirem de usar  o sistema, mesmo quando foram feitos investimentos vultosos nesses projetos.  Uso e desuso foram termos escolhidos para caracterizar a adoção e  o abandono do software de Workflow por parte de diversas organizações  que, mesmo depois de implantá-lo, pararam de usá-lo; e para explicar o comportamento  de outras, que sequer chegaram a instalá-lo em qualquer máquina. 
Durante mais  de uma década participando de projetos para implantação de softwares  de Workflow pudemos observar vários aspectos que influenciam e norteiam a compra  de tais sistemas, assim como pudemos analisar os momentos pelos quais tais organizações  passaram desde a concepção da idéia de uso do software até chegarem,  em vários casos, ao seu abandono. Nosso propósito foi o de descobrir, entender  e explicar as causas dessas situações para possibilitar, a todos que se interessam  pelo tema, o conhecimento dos motivos que levam as organizações a este tipo  de comportamento. 
SUMÁRIO
 Prefácio
 1. Introdução
 1.1. Motivação   da dissertação
 2. Gerência do  Conhecimento, do Conteúdo e do Portal
 2.1. As três   gerências
 3. Workflow
 3.1. O início
 3.2. Workflow,   tendências atuais
 4. BPM, um novo nome  para Workflow
4.1.   O que é BPM?
4.2. O modelo ainda   inexistente
4.3. Business Activity   Management
5. Metodologia de Levantamento  de Dados e de Análise e Modelagem de Processos de Negócio
5.1. Referencial   teórico
 5.2. A construção   do processo por meio da pesquisa
5.3. Pesquisar não   é o mesmo que juntar dados
5.4. Dados, informações   e conhecimentos
5.5. Tipos de pesquisas
 5.6. Breve história   da pesquisa qualitativa
 5.7. Tipos de dados   na pesquisa qualitativa
 5.8. O início   da construção de um processo
 5.9. As fontes   de pesquisa
 5.10. A pesquisa   qualitativa
 5.11. Regras (simples)   de pesquisa
 5.12. O processo   de pesquisa
 5.13. Definindo   a necessidade da pesquisa
 5.14. Definindo   a coleta dos dados e informações
6. Estudo de Casos
 6.1. Beneficiários   desse trabalho
 6.2. As dificuldades   para acessar as fontes da pesquisa
 6.3. As organizações   pesquisadas
 6.4. Os problemas   discutidos 
6.5. Hipóteses
 6.6. Resultados   esperados
 6.7. Roteiro das   entrevistas sobre uso e desuso de Workflow
 6.8. As organizações   pesquisadas
7. Resultados da Pesquisa
 7.1. A respeito   das entrevistas
 7.2. Comprovação   das hipóteses
 7.3. A respeito   do uso e desuso de sistemas de Workflow
7.4. Resumo
7.5. A respeito   da análise e modelagem de processos de negócio
8. As Entrevistas
 9. Conclusão
9.1. Fundamentos da  conclusão
9.2. Final
Referências Bibliográficas
Anexo I: Ata da Sessão  Pública do Pregão
Glossário
							 
						
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