capa do livro

Economia Política da Comunicação

Interfaces brasileiras

Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)

  • Prefácio
  • Introdução

    PARTE I – O CAMPO E SEUS DIÁLOGOS
  • Get back to where you once belonged: alvorada, ocaso e renascimento da economia política nas análises da comunicação
    Suzy dos Santos
  • Indústria cultural: conceito, especificidades e atualidade no capitalismo contemporâneo
    Valério Cruz Brittos / João Miguel
  • Marx, Habermas, Foucault e a TV digital, plataforma de comunicação tecnologicamente mediada
    César Bolaño
  • Economia política da comunicação no Brasil: terreno fértil para análises maduras
    Adilson Cabral
  • Colonização do discurso pelos imperativos categóricos do progresso
    William Dias Braga
  • Cultura tecnológica, mídia e consumo globalizado
    Dênis de Moraes
  • Trans-formaciones sociales y relaciones sociotécnicas en la cultura tecnológica
    Eduardo A. Vizer
  • Políticas para comunicação e cidadania: o discurso inclusivo do livro verde brasileiro
    Juliano Maurício de Carvalho
  • A grande mídia diante do local e do comunitário
    Eula Dantas Taveira Cabral

    PARTE II – O CAMPO E SUAS INTERFACES
  • Pesquisar para a emancipação digital
    Gilson Schwartz
  • Sociedade e televisão
    Laurindo Lalo Leal Filho
  • Reconfigurações da midiasfera sob a luz das interfaces
    Simone Pereira de Sá
  • Perspectivas analíticas para a abordagem da relação entre comunicação e cultura
    Márcio Souza Gonçalves
  • Os estudos culturais e o materialismo dialético
    Marialva Barbosa
  • Relevância dos observatórios de comunicação, cultura e informação no contexto ibero-americano
    Micael Herschmann
  • Sincronias e descompassos: América Latina e o relógio do mundo
    Vera Lúcia Follain de Figueiredo
  • Ulepicc-Brasil reúne pesquisadores brasileiros de economia política da comunicação, da informação e da cultura
  • Sobre os autores

Veja também

capa do livro

A Nova Paidéia

Ciência e Educação na Construção da Modernidade

Marco Braga

capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)

capa do livro

Comunicação e Sociedade

Cultura, Informação e Espaço Público

Lavina Madeira Ribeiro

capa do livro

O rádio sem onda

Convergência digital e novos desafios na radiofusão

Marcelo Kischinhevsky