capa do livro

Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica

Anita Handfas e Julia Polessa Maçaira (Org.)

  • Prefácio
  • Introdução
  • FORMAÇÃO DO CIENTISTA SOCIAL
    • Formação dos professores de Sociologia: um debate em aberto
      • Anita Handfas
    • Algumas reflexões acerca da formação de professores de Sociologia a partir de dados estatísticos e trajetórias pessoais
      • Ana Lucia Lennert
    • Pesquisa e ensino de Sociologia no Ensino Médio: desafios e possibilidades
      • Viviane Gonzalez Dias
    • Professor regente e licenciandos no estágio supervisionado da prática de ensino: quem aprende com quem?
      • Ana Beatriz Maia Neves
      • Camila Melo
      • Suellen Lannes
    • A Sociologia da vida cotidiana & a universidade para a terceira idade: uma experiência de campo de estágio para o ensino de Ciências Sociais
      • Carlos Eugênio Soares de Lemos
      • Glauber Rabelo Matias
      • Lidiane Rangel de Oliveira
  • CURRICULO
    • O currículo de Sociologia e a escolarização dos jovens
      • Rosana da Câmara Teixeira
    • Propostas Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio: um estudo preliminar
      • Amaury Cesar Moraes
    • Currículo Mínimo 2011: considerações sobre um currículo de Sociologia para a Educação Básica
      • Andréa Lúcia da Silva de Paiva
      • Giselli Avíncula Campos
      • Marcia Menezes Thomaz Pereira
    • A concepção de currículo de Sociologia em Delgado de Carvalho
      • Jefferson da Costa Soares
    • A tendência pedagógica do ensino de Sociologia na prática escolar de Campos dos Goytacazes: um estudo de caso
      • Lidiane Rangel de Oliveira
      • Marco Brandão
    • Nem tudo que é social é sociológico: Sociologia e senso comum na escola básica
      • Fátima Ivone de Oliveira Ferreira
      • Silzane de Almeida Carneiro
    • Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
      • Alexandre Barbosa Fraga
      • Giselle Carino Lage
    • O tempo na Sociologia do Ensino Médio: a atualidade dos clássicos e o artesanato como proposta
      • José Colaço Dias Neto
      • Julia Polessa Maçaira
    • Modelos curriculares em disputa – a presença da teoria clássica na prática docente em Sociologia na escola básica fluminense
      • Jorge Alexandre Oliveira Alves
    • A que serve a Sociologia no ensino básico? Reflexão sociológica sobre o ensino de Sociologia no contexto do capitalismo globalizado
      • Tatiana Bukowitz
  • LIVRO DIDÁTICO
    • Desigualdades sociais em tempos modernos, tempos de Sociologia e em Sociologia para o Ensino Médio: uma discussão teórica e conceitual
      • Fabio Braga do Desterro
    • Análise da categoria trabalho em livros didáticos de Sociologia
      • Lidiane Rocha do Nascimento

Veja também

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)