capa do livro

EJA Guarani II

O registro de uma história e perspectivas atuais

Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa

    • Prefácio: EJA Guarani – Além e aquém do bilinguismo 
  • Parte I: A Trajetória da EJA Guarani
    • Capítulo 1: O Projeto EJA Guarani: Uma experiência de parceria institucional no Rio de Janeiro 
    • Capítulo 2: Os Guarani e a memória oral: a canoa do tempo 
    • Capítulo 3: Ensina-me a viver: um relato da experiência em ensino de Ciências e Educação Ambiental no EJA Guarani 
    • Capítulo 4: Etnomatemática na formação de Agentes de Saúde Guarani: uma experiência com sistemas de medida 
    • Capítulo 5: Grafi smo Guarany M’bya: seu universo simbólico 
    • Capítulo 6: Cestaria Guarani Mbyá – estética e alteridade 
    • Capítulo 7: Caminhos da política educacional para os povos indígenas no Estado do Rio de Janeiro 
  • Parte II: Atividades Didáticas no EJA Guarani
    • Capítulo 8: A Geografi a na EJA Guarani 
      • Tema I: Casa e família 
      • Tema II: Casa de reza 
    • Capítulo 9: A História na EJA Guarani 
      • Tema I: Casa de reza 
      • Tema II: Terra e trabalho 
      • Tema III: Alimentação 
      • Tema IV: Artesanato 
      • Tema V: Animais e plantas 
      • Tema VI: Saúde e doença 
      • Tema VII: Escola 
      • Tema VIII: Cidade e transporte 
      • Tema IX: Direitos Guarani 
    • Capítulo 10: A Matemática na EJA Guarani 
      • Tema I: Casa e Família 
      • Tema II: Opy 
      • Tema III: Alimentação 
      • Tema IV: Saúde e doença 
      • Tema V: Direitos Guarani 
      • Tema VI: Artesanato 
    • Anexo 1: Sistema de numeração guarani 
    • Capítulo 11: A Ciência no EJA Guarani 
      • Tema I: Gente 
      • Tema II: Opy
      • A Importância do Conhecimento e da Tradição 
      • Tema III: Terra, Trabalho e Ecologia 
      • Tema IV: Nossa alimentação 
      • Tema V: Artesanato 
      • Tema VI: O tempo dos animais e das plantas 
      • Tema VII: Saúde, Doença e os Agentes de Saúde e de Saneamento 
      • Tema VIII: Escola e ensino de saúde e educação 
      • Tema IX: Cidade e Transporte 
      • Tema X: Direito dos Guarani: direito a nosso meio ambiente 
  • Parte III: Perspectivas para a EJA Guarani
    • Capítulo 12: A construção de conceitos matemáticos por alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos Guarani 
    • Capítulo 13: Considerações sobre uma experiência de Educação Escolar Indígena no Estado do Rio de Janeiro 

Veja também

capa do livro

Pensamentos Ecológicos

Carlos José Saldanha Machado

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Reinvente-se!

Trabalho e realização na segunda metade da vida

Rafael Sanches Neto